Tecnologia

Aeronave anfíbia “Kunlong” AG600 fabricada na China conclui com sucesso primeiro voo marítimo

A aeronave anfíbia de grande escala autodesenvolvida na China, “Kunlong” AG600, completou com sucesso seu primeiro voo marítimo, esta semana, na cidade de Qingdao, província de Shandong.

O sucesso do primeiro voo marítimo da aeronave anfíbia da China deve ser atribuído aos esforços conjuntos feitos por inúmeros pesquisadores científicos de 20 províncias e cidades, mais de 150 empresas e instituições e mais de 10 universidades da China. Atualmente, os únicos países que desenvolvem e equipam aeronaves anfíbias em larga escala, além da China, são principalmente Rússia, Japão, Canadá e mais alguns.

A aeronave AG600 desempenha um papel significativo na construção do sistema nacional chinês de resgate de emergência. Ela tem a capacidade de executar muitas tarefas especiais, como combate a incêndios e resgate na água.

Para resgate de emergência na água, em comparação com helicópteros e navios, a aeronave AG600 possui recursos como rápida velocidade e longo alcance, também podendo manter baixa velocidade em baixas altitudes, com bom desempenho na decolagem e no pouso em terra e na água. Sua viagem de busca e salvamento na água pode atingir mais de 4000 quilômetros, com capacidade para 50 pessoas ou suprimentos aéreos de peso equivalente.

Fundado em 2009, o projeto da aeronave AG600 experimentou seu primeiro voo em terra em 2017 e seu primeiro voo na água em 2018. E este é o primeiro voo no mar, alcançando outro marco no campo. De acordo com Yuanxian Chen, gerente-geral do Grupo da Indústria de Aviação, o projeto AG600 deverá realizar testes de extinção de incêndios em 2021 e concluir o desenvolvimento de modelos de extinção de incêndios em 2023, para serem utilizados o mais rápido possível.

Fonte: Xinhua News

Fonte da foto: Xinhua News

Tags