A gigante chinesa de água engarrafada Nongfu Spring foi oficialmente listada na Bolsa de Valores de Hong Kong. Suas ações subiram em 85% para HK$ 39,80 (R$ 27,13) em sua estreia, com um valor total de mercado de HK$ 440 bilhões (R$ 300,09 bilhões), impulsionando a fortuna de seu fundador Zhong Shanshan, tornando-o, instantaneamente, o homem mais rico da China.
No entanto, durou apenas meia hora, após a qual os ganhos intradiários caíram, com o valor total de mercado mais recente caindo para menos de HK$ 400 bilhões (R$ 272,49 bilhões).
Nongfu Spring foi chamada de “versão chinesa da Coca-Cola” e “Moutai da água engarrafada” pelos investidores. Tomando a receita da Nongfu Spring em 2019 como exemplo, a margem de lucro bruto de água potável engarrafada é mais de 60%, o que é equivalente a um lucro bruto de 1,2 yuans (R$ 0,93) por água vendida por 2 yuans (R$ 1,55). É muito superior à margem de lucro bruto de 30% de produtos semelhantes na China, como Master Kong e Uni-President, mas quase igual à da gigante mundial de bebidas Coca-Cola. Além disso, em 2019, Nongfu Spring tinha a maior quota de mercado de 20,9%, com a segunda marca ficando atrás com uma quota de 12,6%.
Além disso, a Nongfu Spring também produz chás, novas bebidas funcionais e sucos. A empresa também expandiu suas categorias de produtos nos últimos anos, incluindo bebidas com café e refrigerantes, e obteve uma receita total de 447 milhões de yuans (R$ 345,13 milhões) em 2019, representando 1,9% da receita total.
Nongfu Spring manteve a quota de mercado número 1 no mercado de água potável engarrafada da China por oito anos consecutivos. Suas participações nos mercados de bebidas à base de chá, bebidas funcionais e bebidas com suco de frutas se classificaram entre as três primeiras do mercado chinês.
Apesar de ser imperceptível, a marca chinesa de água engarrafada atingiu um lucro líquido anual de quase 5 bilhões de yuans (R$ 3,86 bilhões), e sua margem de lucro bruto é comparável à da Coca-Cola. A lucratividade é muito superior aos 9,6% da indústria de refrigerantes da China e 8,5% do mundo no mesmo período.
Fonte: Tencent News