O mascote “Xiyangyang”, símbolo da 15ª edição dos Jogos Nacionais da China, utiliza 61% de matérias-primas feitas de plástico reciclado, segundo a CCTV. O uso de resíduos recuperados faz parte das ações ambientais do evento, que incluem as competições de surfe realizadas entre os dias 13 e 16 na baía de Qing’ao, em Shantou (Guangdong).
Na praia de Yaliaowan, voluntários conhecidos como “pequenos golfinhos” coletaram garrafas plásticas, sacolas, isopor e outros resíduos domésticos e marinhos. O grupo separou o lixo após a coleta, como parte da ação “Jogos Nacionais Bonitos, Voluntariado comigo”.
O voluntário Chen Xuyang afirmou que o grupo realizou mais de cem ações de limpeza nos últimos três anos, mobilizando mais de mil participações de voluntários, entre funcionários de empresas, instituições e moradores das comunidades.
A Sociedade Chinesa para o Estudo e Promoção da Civilização Ecológica organizou, com o Departamento de Ecologia e Meio Ambiente de Guangdong e outras entidades, a série “Redução de plástico e carbono, Belos Jogos Nacionais”. Mais de 8 mil voluntários das 14 cidades costeiras de Guangdong, Hong Kong e Macau participaram. O plástico marinho recolhido passou por tratamento profissional e se tornou matéria-prima para a produção do mascote.
Hu Qingsong, diretor da Divisão de Resíduos Sólidos e Produtos Químicos do Departamento de Ecologia e Meio Ambiente de Guangdong, afirmou que o objetivo é reforçar, por meio do mascote, que grandes eventos esportivos também podem divulgar práticas de civilização ecológica.
Fonte: news.cctv.com

