O fabricante aeroespacial estatal chinês, a Aero Engine Corporation of China (AECC, sigla em inglês) anunciou oficialmente nesta terça-feira (27) que o motor AES100 instalado em um helicóptero teve o seu primeiro teste de voo com sucesso, o que marca um passo firme no desenvolvimento autônomo do motor turboeixo civil do país.
Segundo entidades, o motor AES100 é o primeiro motor turboeixo civil avançado de 1000 kW, com competividade internacional e direitos de propriedade intelectual totalmente autônomos, capaz de satisfazer as necessidades de potência de helicópteros de 5 a 6 toneladas (Bimotor) e 3 a 4 toneladas (Monomotor).
A taxa de consumo de combustível, a duração de vida do motor e outros indicadores técnicos se adequam aos parâmetros internacionais na tecnologia dos motores turboeixos da quarta geração, e são equipados com um sistema independente de reparo.
O custo do motor chinês será também equivalente ao dos motores estrangeiros que têm o mesmo valor de potência, custos operacionais e de manutenção baixos e uma boa economia ao longo da sua vida útil. Desenvolvido rigorosamente de acordo com os requisitos de aeronavegabilidade, com um intervalo médio de falha de mais de 550 horas, e seguro e confiável em aerodinâmica.
No processo de desenvolvimento do motor AES100, a equipe da AECC inovou de forma independente e conseguiu dominar várias tecnologias essenciais, alcançando o padrão de desempenho de toda a aeronave e completando todo o trabalho de desenvolvimento e teste de manutenção da aeronave antes do primeiro voo.
Atualmente, o trabalho de aeronavegabilidade do motor AES100 está avançando a um ritmo constante, e planeja obter as licenças de aeronavegabilidade da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês) em 2024.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome