No dia 5 de julho, o satélite Fengyun-3E, o FY-3E, foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. O satélite foi desenvolvido pelo 8° Instituto de Pesquisa da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China. É o quinto satélite da segunda geração do satélite meteorológico de baixa órbita da China na série Fengyun-3.
O FY-3E é o primeiro satélite em órbita crepuscular da família de satélites Fengyun, e o primeiro satélite crepuscular civil dos satélites meteorológicos globais.
O lançamento bem-sucedido do FY-3E compensará as deficiências da órbita de observação do satélite (entre 5:30 às 17:30) e a falta de dados de observação, complementando efetivamente a lacuna de 6 horas faltantes na previsão de tempo.
O campo de vento da superfície do mar é um parâmetro físico importante para análise da interação ar-mar, que desempenha um papel muito importante na regulação do clima global e tem um impacto importante no desenvolvimento da navegação marítima, operações de pesca marítima e atividades de engenharia marinha.
FY-3E está equipado com um radar chinês de medição de campo de vento de dupla polarização e frequência, para obter informações do campo de vento global da superfície do oceano, realizando medições de alta precisão, dinâmica e alta resolução dos campos de vento do mar e mede as propriedades físicas da superfície, como gelo marinho, umidade do solo e vegetação.
A radiação solar é a fonte de energia da superfície. Na medida que o clima do planeta vai variando, as variáveis da radiação solar e os possíveis efeitos climáticos também têm atraído a atenção da comunidade científica. Ao aproveitar o máximo da órbita crepuscular, o Sol pode ser observado continuamente por um longo tempo.
O satélite chinês também possui 3 equipamentos para realizar observações solares: espectrômetro de irradiância solar, gerador de imagens solar X-EUV e monitor de radiação solar, cada uma com finalidades de espectro, imagem e radiação solar, respectivamente. As observações simultâneas do Sol de diferentes ângulos fornecerão informações mais abrangentes sobre as causas das mudanças climáticas e temporais da Terra.
Fonte: Xi’an Evening News