Imagem acima é a Hidrelétrica das Três Gargantas
Na manhã de 28 de junho, o primeiro lote de unidades da tão esperada Estação Hidrelétrica de Baihetan foi oficialmente inaugurado para geração de energia. A estação hidrelétrica de Baihetan é o maior e mais complicado projeto hidrelétrico em construção no mundo atualmente. O local da barragem está localizado no curso inferior do rio Jinsha. Foi desenvolvido e construído pela China Three Gorges Corporation. O investimento total é de 220 bilhões de yuans.
A usina hidrelétrica é um grande projeto de “Transmissão de Energia de Oeste para Leste” da China, com uma capacidade instalada total de 16 milhões kW e um total de 16 geradores de turbinas, desenvolvidos pelos chineses, e é a turbina com maior capacidade de geração de energia hidrelétrica do mundo, com um milhão de quilowatts cada, realizando o maior avanço na fabricação de equipamentos de alta tecnologia da China.
Depois que a estação hidrelétrica de Baihetan for colocada em operação, a geração de energia anual chegará a 60 bilhões kWh. É um projeto estratégico nacional que integra geração de energia, controle de inundações, transporte e proteção ambiental. A eletricidade gerada no primeiro lote da hidrelétrica de Baihetan será enviada principalmente para Jiangsu e Zhejiang para ajudar no desenvolvimento econômico da região do Delta do Rio Yangtze.
Os preparativos da Estação Hidrelétrica de Baihetan começou em 2010, enquando a construção efetiva dela começou em agosto de 2017. Até agora, a Estação Hidrelétrica de Baihetan estabeleceu muitos recordes mundiais.
De acordo com informações da CCTV, o arco da barragem da Estação Hidrelétrica de Baihetan tem 289 metros de altura, o que equivale a um prédio de 100 andares, e é a terceira maior do mundo; a vazão máxima da enchente chega a 42.300 m³/s, que pode preencher todo o West Lake em 6 minutos. A energia é a terceira do mundo.
A Estação Hidrelétrica de Baihetan planeja colocar todas as unidades em operação em julho de 2022. Depois que a usina for concluída e colocada em operação, ela se tornará a segunda maior usina hidrelétrica do mundo depois do Projeto das Três Gargantas. As cavernas subterrâneas da Estação Hidrelétrica de Baihetan são as maiores do mundo. O comprimento total das cavernas subterrâneas é de 217 quilômetros, o que equivale a 1,7 vezes a distância entre Pequim e Tianjin.
Fonte: 21st Century Business Herald