Cultura

Relíquias culturais são descobertas e reveladas na China

Novas descobertas de relíquias culturais foram reveladas na China. Durante um evento sobre a divulgação global da cultura de Sanxingdui, realizado no museu Sanxingdui, na cidade de Guanghan, nesta sexta-feira (28), revelou-se um vaso de bronze usados em rituais e desenterrado, encontrado no poço de sacrifício nº 3.

Fonte: Diário do Povo e CCTV.

A estátua de bronze ajoelhada e sentada com um vaso na cabeça tem uma altura de 115 cm, e está situada no sul do poço de sacrifício nº 3. A estátua consiste em duas partes. A parte superior é composta por um vaso grande de bronze de 55 cm. Na parte interna do arco de bronze tem pilares curtos, e uma decoração bela e requintada de soldados em forma de dragão. Na parte inferior, tem um homem de bronze de 60 cm de atura, na posição de joelhos, com as duas mãos na frente do corpo segurando um objeto.

Fonte: Diário do Povo e CCTV.

No poço de sacrifício nº 2 já havia sido encontrada uma peça de bronze dentro do poço que representava o tema do homem de bronze, mas em tamanho menor. Nesta descoberta, percebeu-se que na parte superior do artefato, o vaso grande de bronze não teve uma redução em tamanho e sua combinação junto com o homem de bronze ajoelhado e sentado, traz mistério sobre as peças rituais de bronze do antigo Shu.

O “Zun” foi usado na antiguidade da China como um utensílio de bebida alcóolica, e durante eventos de sacerdote, refletia respeito e apreciação. O homem de bronze ajoelhado e sentado com um vaso na cabeça recria o cenário do sacrifício antigo Shu, demonstrando o mundo espiritual do sacrifício da civilização antiga Shu, e é uma relíquia do tesouro nacional.

Até o momento, foram desenterradas 534 relíquias culturais importantes como peças de marfim, bronze, ouro e jade, e quase 2000 peças fragmentadas e destruídas. Nos poços de sacrifício nº 3 e nº 4, foram desenterradas peças de marfim e de bronze. No poço nº 5 foram descobertas folhas de ouro em forma redonda. No poço nº 6, foi encontrada uma “mala de madeira”. No poço nº 7 acharam marfim e, por fim, no poço nº 8 perceberam a árvore sagrada, peças de ouro, máscara de bronze e várias peças incompletas.

Fonte: Diário do Povo e CCTV.

Fonte: Diário do Povo e CCTV.

Fonte: Diário do Povo e CCTV.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fote: Diário do Povo