Tecnologia Economia

Robôs de construção civil são produzidos em massa pela chinesa Bright Dream Robotics

Em apenas dois anos, a empresa chinesa Bright Dream Robotics (ou Bozhilin, pertencente a Country Garden) completa o ciclo da criação à produção de robôs de construção civil. Atualmente, a empresa já é capaz de comercializar em massa, e possui linhas de produção para 12 tipos de robôs de construção, incluindo derrame de concreto, acabamento em concreto e alvenaria. 

Na era de automação industrial, a indústria da construção civil também se adapta à nova realidade. Entretanto, devido à complexidade dos canteiros e à fragmentação dos trabalhos, a automação na área de construção civil ainda está num estágio relativamente inicial. 

Os órgãos governamentais da China estão incentivando a implementação da automação da construção. De acordo com as estatísticas de Guosheng Securities, em 2020, o Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-rural (MOHURD, sigla em inglês) emitiu vários documentos cujo objetivo principal é promover a aplicação de robôs e de inteligência artificial nas obras de construção civil.

As principais construtoras chinesas têm feito diversas pesquisas neste campo, por muitos anos. Recentemente, a empresa de robótica Bozhilin já é capaz de realizar construção automatizada em diversos tipos de canteiro. 

Segundo os relatos, até 26 de fevereiro de 2021, Bozhilin estava estudando cerca de 50 tipos de inteligência artificial, dentre esses, 18 modelos já estão em fase de teste e participam de mais de 15 projetos de construção, totalizando numa área de construção de 800mil metros quadrados. 

O presidente da Country Garden, Yang Guoqiang, espera que os trabalhos pesados e perigosos de uma obra possam ser feitas por robôs, e visa ainda que a automação ajude na diminuição da taxa de acidentes de trabalho, na melhoria da qualidade e no aumento da eficiência das construções.

Além disso, com os robôs, a força de trabalho humana se liberta das tarefas repetitivas e pode se dedicar a atividades mais complexas e estratégicas, o que também melhora a qualidade de vida dos empregados no seu trabalho. O problema de envelhecimento e de escassez de mão de obra, que as construtoras chinesas enfrentam hoje em dia, também pode ser resolvido com a automação.

A aplicação da robótica nas obras de construção demanda intensivas pesquisas e desenvolvimentos (P&D) e requer investimentos a longo prazo. Diferentemente dos robôs que são atualmente utilizados em ambientes domésticos ou industriais em geral, os robôs destinados a construções civis são muito mais complexos, devido à grande complexidade dos canteiros, à maior fragmentação dos trabalhos e à alta precisão requisitada nas obras de construção. Por isso, é difícil encontrar peças e materiais que possam ser adotados diretamente na produção de robôs de construção civil.

De acordo com Yan Qifan, reitor do Instituto de Tecnologia Básica da Bozhilin, muitas peças de robô foram desenvolvidas pela própria Bozhilin, incluindo controladores, servidores, sensores, etc. Quase 100% das bases para software e para algoritmo foram criadas pela Bozhilin sem o apoio dos terceiros. Os relatórios mostram que, até 26 de fevereiro de 2021, a Bozhilin já apresentou 3.042 pedidos de registro de patente, contendo 2.161 patentes de invenção. Dentre todos os pedidos, 984 já foram deferidos, sendo que 262 são de patentes de invenção. 

O professor Zhang Bo, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências (CAS, sigla em inglês) e reitor do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade de Tsinghua, afirmou que Country Garden está liderando o mundo no campo de robôs de construção civil. Isso porque, embora os países como Japão, Austrália, Coreia do Sul e EUA tenham alcançado alguns resultados, mas a maioria estão na fase de teste com produção em pequena escala, nenhum deles conseguiu a aplicação e produção sistemática de robôs de construção. 

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald