A China está liderando a indústria de aviação civil global na recuperação do impacto da COVID-19. A resiliência econômica do país e o impulso de crescimento continuam a inspirar confiança entre as multinacionais do setor de aviação.
A pandemia de COVID-19 atingiu duramente a economia global em 2020. Graças aos métodos de controle eficazes, a economia da China se recuperou e rapidamente restabeleceu as viagens aéreas domésticas. Para as empresas multinacionais do setor, isso significa a continuidade dos negócios em toda a cadeia industrial, incluindo fabricantes de aeronaves, fornecedores de peças e transportadoras aéreas.
De modo geral, as multinacionais que operam no setor estão confiantes na resposta da China à pandemia e nas perspectivas de crescimento contínuo no país.
Mercado em expansão
Entre as multinacionais que se beneficiam da recuperação do mercado da China está a Airbus, que continuou a fornecer aeronaves para a China, apesar das perspectivas econômicas globais difíceis.
“O mercado de aviação civil da China mostrou sua resiliência durante a pandemia. Trouxe confiança para participantes da indústria de aviação global como a Airbus”, disse George Xu, CEO da Airbus China.
“A China desempenha um papel estratégico no mercado global de aviação civil e a Airbus permanece consistente em seu compromisso com a China”, disse Xu.
Além de vender aviões civis para o mercado em expansão, a Airbus estendeu sua cooperação industrial com a China no setor de manufatura. Em 2008, ela inaugurou a linha de montagem final da família Airbus A320 em Tianjin, no norte da China.
A Airbus está comprometida em estender a capacidade de suas instalações de Tianjin, de aeronaves da série A320 de corredor único de fuselagem estreita para aeronaves da série A350 de fuselagem larga, de acordo com a empresa.
Outra multinacional que vê grande potencial na indústria de aviação civil da China é a Honeywell Aerospace. A empresa com sede nos Estados Unidos vê um enorme potencial para a aviação geral no oeste da China e está pronta para ajudar a fornecer motores e sistemas aviônicos para uma ampla variedade de aeronaves em construção na China.
“Vimos o rápido crescimento do mercado de aviação chinês nas últimas décadas. Acho que continuará a manter um ritmo de crescimento muito forte nas próximas décadas também”, disse Steven Lien, presidente da Honeywell Aerospace Ásia-Pacífico.
Lien disse que não apenas as companhias aéreas chinesas estão crescendo em sua competitividade em todo o mundo, mas o país está avançando em suas próprias operações de fabricação, como acontece com o C919 e o avião de passageiros ARJ21, desenvolvido pela estatal Commercial Aircraft Corporation of China.
“Estamos confiantes sobre a resiliência da economia da China e entusiasmados com os dias que virão. Acreditamos que a pandemia em breve será bem controlada com medidas rápidas e eficazes, e as pessoas aumentarão com segurança suas viagens novamente.”
Transporte aéreo
A resiliência econômica do país também tem sido boa para os fornecedores de serviços de carga aérea, como a Lufthansa Cargo, que continuou a desenvolver suas operações na China, apesar da pandemia.
“O governo chinês mostrou sua força e desempenho no combate ao COVID-19, e a economia do país mantém sua vitalidade”, afirmou Janet Mi, representante-chefe da Lufthansa Cargo na China.
Xangai, um dos maiores destinos da Lufthansa Cargo fora da Alemanha, também abriga um de seus centros globais de transporte de produtos farmacêuticos. O hub de Xangai concluiu recentemente a infraestrutura de transporte da cadeia de frio cobrindo faixas diversificadas de temperatura para vacinas congeladas.
“A China é um dos principais mercados estratégicos do Grupo Lufthansa em todo o mundo. É um mercado enorme e comprometido com uma maior abertura. Estamos confiantes nisso e ampliaremos nossa presença aqui”, disse Janet Mi.
Fonte: China Daily