Economia Cultura

Governo e empresas chinesas usam bônus salarial, sorteio e entretenimento para incentivar população a não viajar no Ano Novo Chinês

Preocupados com aglomerações durante o Ano Novo Chinês, o Escritório Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e o Escritório Geral do Conselho do Estado, assim como empresas chinesas, estão reunindo esforços para incentivar a população não viajar durante o feriado chinês, que é conhecido como o período de maior migração humana do mundo.

Os órgãos emitiram um aviso de que vão garantir os serviços básicos para a população para que passem o Ano Novo Chinês em casa. O Festival de Primavera é celebrado oficialmente no dia 12 de fevereiro, porém, o feriado prolongado acontece de 11 a 17 de fevereiro. É nesse período que os chineses costumam viajar de volta para sua cidade natal para rever a família. A orientação principal neste ano é evitar grandes locomoções.

O plano propõe sete requisitos para salvaguardar serviços básicos, logística e gestão de massa para garantir que a população passe o Ano Novo com qualidade e segurança.

Várias empresas da China têm promovido uma variedade de políticas e benefícios para encorajar os trabalhadores a passar o Ano Novo no local onde residem. Elas distribuem “envelopes vermelhos” (cultura chinesa de presentear na forma de dinheiro), oferecem atividades de entretenimento, férias pagas, eventos, entre outros.

Políticas e Benefícios das Empresas e Governo Local

A situação da pandemia na China não é otimista no período do Ano Novo Chinês. Até 26 de janeiro, sete áreas foram consideradas de alto risco e 74 áreas de risco médio. As áreas de alto e médio risco devem seguir rigorosamente as orientações do Estado, enquanto as áreas de baixo risco seguem o incentivo para a não locomoção, evitando viagens desnecessárias.

Em 20 de janeiro, o governo do Distrito de Longhua, da cidade de Shenzhen, anunciou a distribuição de 20 milhões de e-Yuan (moeda digital do Remimbi) para aqueles que permanecerão em Shenzhen, e uma redução de 30% do aluguel para aqueles que alugam residências públicas (moradias oferecidas pelo governo como seguro social) e aluguel de residências de talentos (moradias destinadas a demandas laborais) para o mês de fevereiro.

Uma série de parques industriais de manufatura em Hefei, onde o governo local também deu um subsídio correspondente de no mínimo de 500 yuans por pessoa para aqueles que permanecerão na cidade, o Governo também forneceu um subsídio único de 1.000 yuans por pessoa para empresas da região que adotaram políticas de trabalho compartilhados durante o Festival da Primavera, com um limite de 400.000 yuans por empresa.

Entre uma variedade de incentivos, a emissão de benefícios em dinheiro é a forma mais direta e comum. A empresa de eletrodomésticos Midea Group distribuiu 1.000 yuans para funcionários qualificados da linha de frente que permanecem na fábrica. A Whirlpool (China), além do envelope vermelho de Ano Novo de 200 yuans para todos, ofereceu também 1.000 yuans para aqueles que permanecerem na fábrica no Festival da Primavera.

Além do incentivo monetário, muitas empresas prepararam uma variedade de atividades de entretenimentos gratuitos para seus funcionários. Por exemplo, Midea distribuiu 2 vales de cinema para cada pessoa, organizando ônibus especial de todos os dias para transportar os funcionários.

A empresa de eletrodoméstico Galanz transformou o subsídio original para a passagem de ônibus para volta da cidade natal em fundos para as atividades de entretenimento do Festival da Primavera, organizando passeios por parques e pontos turísticos, vale cinema, entre outros.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald; People’s Daily