Economia

Tesla e Apple vão buscar crescimento com base no aumento da dependência da China

Os resultados do quarto trimestre da fabricante de carros elétricos Tesla e da gigante de tecnologia Apple, que serão divulgados na quarta-feira, devem mostrar sua crescente dependência da China, um mercado central para ambos, disseram observadores da indústria chinesa.

O sucesso dessas duas empresas na China pode ser visto como um exemplo para as empresas americanas que estão verdadeiramente comprometidas com o mercado chinês para continuarem suas trajetórias de crescimento, disseram os analistas.

A Tesla, indiscutivelmente uma das estrelas mais brilhantes do mercado de ações dos EUA depois que suas ações dispararam 743,4% no ano passado, deve divulgar seus resultados do quarto trimestre em breve.

A Estimize, uma plataforma de estimativas financeiras de crowdsourced (coleta de informações, opiniões ou trabalho de um grupo de pessoas, geralmente obtidas através da Internet), estimou um lucro ajustado de US$ 1,02 (aproximadamente R$ 5,10) por ação para o quarto trimestre, em comparação com 43 centavos um ano antes.

A Tesla entregou 499.550 veículos no ano passado, quantidade logo abaixo de sua meta pré-COVID-19 de entregar mais de meio milhão de carros. A previsão de entregas para este ano é esperada em mais de 800.000 veículos, segundo a mídia.

Há preocupações sobre se a produção da Tesla pode acompanhar suas metas de vendas, disse Zeng Zhiling, diretor-gerente da LMC Automotive Consulting em Xangai, ao Global Times na terça-feira.

A Shanghai Gigafactory da Tesla provavelmente assumirá um papel mais importante nos planos de manufatura da Tesla, disse Zeng, citando o processo ineficiente em sua planta europeia em meio a problemas ambientais.

“O mercado europeu, que tem uma série de marcas de carros elétricos viáveis, dificilmente é um lugar para a Tesla exercer seu poder mágico”, comentou.

A fábrica de Xangai contribuiu com cerca de um terço da capacidade de produção global da Tesla ao longo de 2020, de acordo com Zeng, que disse que a China seria cada vez mais um mercado de confiança para a montadora de carros elétricos dos EUA.

A China é um dos mercados de automóveis mais abertos do mundo e quase todos os grupos de automóveis internacionais notáveis criaram joint ventures no país e colheram bons retornos, Huang Libin, porta-voz do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e diretor geral do MIIT Bureau de Inspeção de Desempenho e Coordenação, em uma conferência de imprensa na terça-feira.

Junto com uma transição acelerada para veículos elétricos globalmente, notáveis ​​montadoras internacionais estão colocando mais ênfase na China. Eles estão efetivamente melhorando as cadeias da indústria de apoio do país, promovendo avanços tecnológicos e impulsionando o emprego e o crescimento econômico, disse Huang.

A Apple está programada para divulgar os resultados do quarto trimestre na quarta-feira, e há estimativas de mercado de que a fabricante do iPhone apresentará receita trimestral recorde, alimentada por fortes vendas de gadgets em meio a trabalho remoto e tendências escolares.

Pode haver uma melhora no desempenho da Apple no mercado chinês este ano, notadamente em smartphones, disse Ma Jihua, um analista veterano da indústria, ao Global Times na terça-feira. Segundo o especialista, os telefones 5G da Apple são provavelmente mais atraentes para os consumidores chineses, já que os telefones 5G de outros fornecedores geralmente têm preços na faixa mais sofisticada, reduzindo assim a diferença de preço entre iPhones e outros smartphones.

Com os telefones 5G respondendo pela maior parte do mercado de telefones da China, isso indicaria uma força contínua para a Apple, embora as remessas de smartphones do país estejam em declínio.

 

 

Fonte: Global Times