Em 11 de janeiro de 2010, a China realizou o primeiro teste anti-míssil de médio alcance em terra; em 11 de janeiro de 2011, o “Chengdu J-20” é revelado ao público e realizou o primeiro vôo com sucesso; e no mesmo dia 11 de janeiro de 2021, a China realizou o primeiro voo inaugural do drone militar de alta altitude e velocidade, longa durabilidade, de combate aéreo não tripulado, desenvolvido pela China, o “WJ-700” (猎鹰, Falcão, na tradução literal).
O WJ-700 foi desenvolvido pela China Aeroespacial Science and Industry Corporation. Seu tempo de voo, quilometragem, capacidade de carga e outros indicadores de desempenho atingiram nível de liderança na escala nacional e nível avançado em termos internacionais.
O WJ-700 tem capacidade de operação defensiva de ataques exteriores contra o solo, anti-navio, antirradiação. Executando operações de ataque de precisão aéreo, vigilância de ampla área, realiza missões de combate diversificadas em um ambiente de batalha de alta ameaça. É o único drone militar de alta altitude, velocidade e durabilidade longa da China e um dos poucos existentes no mundo.
(Drone militar, WJ-700, na exposição de ZhuHai)
A primeira revelação ao público do drone militar aconteceu em 2018 no 12° Airshow, em Zhuhai, atraindo grande atenção das mídias. De acordo com os dados do modelo apresentado no Airshow, o WJ-700 tem a capacidade de decolagem com peso máximo de 3,5 toneladas, tempo máximo de voo de 20 horas, podendo carregar grandes variedades de equipamentos para missão e armas, e voar a uma altitude de 12.000 metros.
(Drone militar, WJ-700, na exposição de ZhuHai)
Fonte: People’s Daily