De acordo com reportagens da mídia nacional da Índia, (The Print), os celulares chineses continuam populares entre os consumidores indianos, mesmo depois de a Índia proibir vários aplicativos chineses. Segundo os dados do mercado local, as vendas de telefones chineses na Índia aumentaram 1,7 milhão de unidades em outubro, em comparação com o mesmo mês de 2019.
Os dados da IDC (International Data Corporation) mostraram que o mercado indiano de smartphones cresceu 42% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado, com um total de remessas de 21 milhões de unidades. A IDC disse que o motivo por trás disso são os múltiplos festivais de compras online e a demanda acumulada no terceiro trimestre do ano.
Das 5 principais marcas que vendem telefones celulares online na Índia, 4 são ocupadas por marcas de celulares da China, que são a Xiaomi, Vivo, Realme e OPPO. As vendas acumuladas de celulares destas quatro marcas cresceram 36,9% em relação ao ano anterior, com valor bruto de 6,301 milhões de unidades em outubro de 2020. Em 2019, o valor bruto foi de 4,607 milhões de unidades em outubro, representando um aumento de quase 1,7 milhão de unidades.
A Xiaomi está posicionada em primeiro lugar em termos de vendas na Índia, respondendo por quase 30% do total de vendas das cinco principais marcas. A Samsung posiciona-se em segundo lugar, seguida pela Realme, Vivo e OPPO respectivamente.
Histórico das proibições de Aplicativos
As proibições de aplicativos chineses começaram no mês de maio por um confronto entre as duas partes na região de Ladakh, em 29 de junho foi oficialmente proibidos 59 aplicativos, no mês de julho foram adicionados mais 47 Apps na lista e em setembro foram adicionados mais 118 Apps.
Embora as aplicações chinesas tenham sido bloqueadas em grande escala na Índia, não houve grande repercussão do mercado de celulares na Índia para recusar os produtos chineses no momento.
No dia 16 de outubro, a Amazon realizou um mês de evento promocional chamado de “Great Indian Festival”, com descontos de até 70%. Smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos foram os mais vendidos durante o evento, com marcas como OnePlus, Samsung, Apple e Xiaomi, todas estabelecendo novos recordes de vendas.
Flipkart, a maior empresa de comércio eletrônico local da Índia, também deu início a sua promoção de uma semana chamada “Big Billion Days”, em 16 de outubro, o número de visualizações de itens da categoria de celulares dobrou durante o evento.
Fonte: 36kr; TechWeb;