Os idosos na China não precisam mais se preocupar com nenhuma inconveniência causada pela tecnologia com uso de código QR de saúde, registro online, agendamento online de médico, compras online, entre outros. O Escritório Geral do Conselho de Estado da República Popular da China emitiu a política “Plano de implementação para enfrentar efetivamente as dificuldades no uso da tecnologia inteligente por idosos em 24 de novembro e já no mês de dezembro conseguiram grandes mudanças.
De acordo com os dados do final de 2019, o número de idosos acima de 60 anos da China atingiu 254 milhões, representando 18,1% da população total. O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação trouxe mais conveniências para os jovens e adultos, porém excluíram os idosos trazendo obstáculos e inconveniências para o grupo.
Recentemente, em Pequim, a Beijing Telecom usou o sistema de registro de nomes reais e tecnologia de identificação com Big Data e outras tecnologias, permitindo que os idosos pudessem ligar para o atendimento ao cliente e pular automaticamente a fase de triagem de inteligência artificial, acessando rapidamente o canal especial com equipe treinado especificamente para os clientes idosos. De acordo com o relatório, o serviço está atualmente voltado para cidadãos acima de 65 anos de idade, e espera-se que seja estendido a cidadãos acima de 60 anos de idade até o final deste mês.
Conheça outras ações feitas pelo governo da China prezando a população idosa:
Não saber usar “Código QR de saúde”, sendo barrado muitas vezes para acessar estabelecimentos
Problema: Desde a pandemia, o escanear o código QR tornou-se uma obrigatoriedade. Mas para os idosos que não sabem usar smartphones, o “código de saúde” se tornou um “bloqueio” para a vida cotidiana.
Solução: O código de saúde não deve ser usado como única prova. Medidas alternativas podem ser tomadas para os idosos e outros grupos, como o registro com um documento de identidade válido ou a posse de um certificado em papel como prova secundária de viagem.
Prática: No Hospital de Medicina Integrativa de Jiangsu, no portão eletrônico para escanear o canal de código QR foi instalado ao lado equipamento para escanear o documento de identidade (o “RG” da China é um cartão que pode ser escaneado como um cartão bancário e armazena os dados básicos do indivíduo). Após os membros da família ajudarem a solicitar o código QR com antecedência, os idosos podem entrar no hospital simplesmente passando seus documentos de identificação.
Dificuldade em agendar consulta médica na Internet
Problema: Agendamento de consultas médicas online, pagamento online e impressão de relatórios dos testes por conta própria. Essas ações trazem grande conveniência aos serviços médicos inteligentes para as pessoas, mas se tornou um problema para muitos idosos que buscam tratamento e consulta médica.
Solução: As instituições médicas e empresas relacionadas devem otimizar o agendamento de consultas em variadas redes como o telefone, internet, presencial e dentre outros. Devem reservar uma certa porcentagem de vagas para o atendimento presencial e manter janelas de serviço manuais para registro, pagamento e impressão de relatórios de testes e equipá-los com guias médicos, voluntários e assistentes sociais para fornecer serviços de orientação médica para os idosos.
Prática: No Hospital Di Yi de Changsha na Província de Hunan, enfermeiros orientadores e voluntários ajudam os idosos a usar suas carteiras de identidade para registrar e pagar valores nas máquinas de autoatendimento. O hospital tem uma janela de prioridade especial para pessoas acima de 65 anos de idade e outros grupos preferenciais.
Aplicativos de transporte muito complicados que dificultam a locomoção
Problema: os aplicativos são muito complicados de operar, não conseguem lidar com o pagamento online, uso do QR code, etc. Quando os jovens desfrutam da conveniência de viagens inteligentes, muitos idosos lamentam a dificuldade das viagens.
Solução: orientar as empresas da plataforma de táxi online para otimizar o software, adicionando função de chamar carro em 1 clique, incentivar a prestação de serviços com telefone e dar prioridade ao despacho de ordens aos cidadãos idosos. Os transportes públicos, tais como ferrovias, estradas, vias fluviais e aéreo devem reter o uso de dinheiro, bilhetes de papel, vales e documentos para viagens.
Prática: Em um ponto de táxi no Distrito de Putuo, em Xangai, Chen Deming, um cidadão idoso, está usando a função offline de “saudação de táxi com um clique”. Ele disse ao repórter que depois de pressionar o botão, a demanda será enviada aos taxistas próximos, e a taxa de resposta é geralmente mais alta do que o serviço padrão.
Além desses pontos, foram abordados e solucionados problemas como a segurança no pagamento online, entrada e saída de estabelecimentos de lazer, otimização de software e hardware adaptados aos idosos e dentre outros.
Fonte: 21 caijing; Bejing Daily