O foguete nomeado em inglês de “Long March 5 Series Launch Vehicle” que carregava a sonda lunar chinesa “Chang’e 5 lunar probe”, foi lançado com sucesso na madrugada desta manhã, 24 de novembro às 4h30 (horário de Pequim). O local de lançamento foi em Wenchang Spacecraft Launch, situado no estado de Hainan, cidade Wenchang.
Depois de um período de 2200 segundos de voo do foguete, a sonda lunar entrou suavemente para a órbita pré-determinada. De acordo com o plano, Chang’e-5 extrairá uma amostra da superfície lunar e retornará à Terra após 20 dias, trazendo uma amostra lunar pesando 2kg para a China.
Na história humana, apenas dois países, os Estados Unidos e a União Soviética, trouxeram de volta amostras da lua. O acontecimento mais recente ocorreu em 1976, há mais de 44 anos.
De acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), planeja-se que a Chang’e-5 alcance três grandes objetivos:
- Avançar nas tecnologias de lançamento multi-orbital de janela estreita, coleta de amostragem e embalagem automáticas, decolagem lunar, rendezvous e docking da órbita lunar, armazenamento de amostras lunares e outras tecnologias-chave para melhorar o nível da tecnologia espacial da China;
- Completar a primeira coleta com o retorno da amostragem extraterrestre automática da China;
- Melhorar o sistema da engenharia lunar, acumular importantes talentos, tecnologia e base física para o futuro pouso lunar tripulado da China e exploração do espaço.
Fonte do texto: caixin.com
Fonte do vídeo publicado originalmente pela pessoa “Steed的围脖”, na rede social Weibo