Os smartphones viram o crescimento sem precedentes de aplicativos móveis. Existem vários gêneros de aplicativos no mercado: jogos, mídias sociais, e-commerce, música, educação, negócios, entre outros. Reunimos abaixo os aplicativos gratuitos para iPhone mais populares na China.
WeChat continua sendo o aplicativo número 1 usado por usuários móveis. Mais do que um simples aplicativo de mensagens e mídia social, o WeChat é um app de estilo de vida para mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Ele serve para bater papo e fazer chamadas de voz ou vídeo, ler notícias, pesquisar informações, jogar, usar serviços locais, fazer pagamentos móveis convenientes, entre outras funções. O WeChat é atualizado de forma consistente, trazendo novos recursos interessantes.
Pinduoduo
Pinduoduo, a segunda maior plataforma de comércio eletrônico da China, está ganhando popularidade entre os jovens. “Juntos, mais economia, mais diversão”, é o seu slogan. Pinduoduo tem uma opção única de “compra em grupo” para preços com desconto. As pessoas podem pedir a seus amigos para fazer uma “compra em grupo” via WeChat ou QQ. Às vezes, os produtos são gratuitos se os usuários conseguirem amigos suficientes. De acordo com seu relatório financeiro do terceiro trimestre, a média mensal de usuários ativos de Pinduoduo atingiu 643,4 milhões, um aumento de 50% de 429,6 milhões no mesmo trimestre em 2019.
Douyin
Douyin, a versão chinesa do TikTok, é um dos principais aplicativos de vídeo gratuitos prevalecentes nos mercados doméstico e internacional. Esta plataforma permite que as pessoas se expressem, registrem e compartilhem suas vidas. Os usuários podem encontrar todos os tipos de vídeos curtos, incluindo beleza e maquiagem, cachorros, jogos e vida diária. Os criadores recebem tendências musicais, filtros, efeitos especiais e adesivos 3D para criar vídeos curtos exclusivos com facilidade.
Alipay
Alipay é o serviço de pagamento móvel mais popular da Ásia. Todos os dias, milhões de transações são processadas usando Alipay na China. Os usuários móveis podem usar a carteira digital da Alipay em seu smartphone para fazer pagamentos na loja, online e transferência de dinheiro de forma rápida e conveniente. Junto com a função de pagamento, Alipay também oferece serviços de vida local, como compra de ingressos de cinema, reserva de restaurantes, encomenda de comida e assim por diante.
Xiaohongshu
Xiaohongshu (também conhecido como RED) é uma plataforma semelhante ao Instagram que combina elementos de uma rede social e uma plataforma de comércio eletrônico resumida na “visão comunidade + comércio eletrônico” da empresa. A plataforma combina compras, conteúdo gerado pelo usuário e avaliações. Moda, alimentação e viagens são os tópicos mais populares na comunidade. Devido ao aumento da popularidade da transmissão ao vivo na China, Xiaohongshu abriu uma função de transmissão ao vivo.
Tencent QQ é o irmão mais velho do WeChat. A plataforma de mensagens instantâneas foi lançada inicialmente em 1999, oferecendo mensagens online, jogos, música, compras, microblogging e muito mais. Embora o WeChat seja o software de chat mais usado, o QQ ainda tem cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês.
Taobao
O Taobao, semelhante ao eBay ou Amazon, é o maior aplicativo de compras online da China, fundado pelo conglomerado de comércio eletrônico multinacional chinês Alibaba Group. Chamado de Taobao Todo-Poderoso na China, você pode comprar quase tudo, como comida e roupas, cosméticos, passagens de avião, mantimentos, bem como alguns itens não convencionais, como navios de cruzeiro gigantes, bonecas sexuais e cirurgia plástica.
Baidu
O Baidu costuma ser apelidado de “Google chinês”, pois é o mecanismo de busca da internet chinês dominante. O Baidu oferece uma variedade de produtos, incluindo sites, áudio, imagens, tradutor de idiomas, mapas, notícias, vídeo, enciclopédia e TV online. Na China, você precisará do aplicativo móvel Baidu para pesquisar informações.
Fonte: Pandaily