Tecnologia Economia

China tem quase 700 mil estações base 5G, mais que o dobro em relação ao resto do mundo

A China construiu quase 700 mil estações base de 5G, um número que é mais que o dobro do resto do mundo. O número de conexões em terminais 5G na China já ultrapassou 180 milhões. As informações foram passadas po Liu Liehong, vice-ministro da indústria e tecnologia da informação, na noite de 11 de novembro, durante o China Development Forum 2020.

Uma boa infraestrutura facilitou a implementação de novas aplicações do 5G, tais como o ensino inteligente remoto de alta definição 5G, ensino imersivo com AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual), salas de aula holográficas, e muitos outros novos modelos e formatos no campo da educação inteligente durante a pandemia.

Steve Mollenkopf, CEO da Qualcomm, uma das pessoas mais influencientes no setor de comunicação, observou que a Qualcomm acredita que a tecnologia 5G trará um impacto profundo e de longo prazo, desde setores automotivos, saúde e educação, até mesmo em áreas que não surgiram ainda, 5G tem um potencial infinito no futuro.

Mollenkopf explicou que este ano, as operadoras móveis da China lançaram serviços 5G e implantaram 690.000 estações base, alcançando 160 milhões de conexões no final de julho, um feito impressionante nunca antes alcançado por operadoras em outras regiões do mundo.

Ele destacou no fórum que a comercialização do 5G criará diretamente 540.000 empregos na China em 2020, e esse número crescerá para mais de 8 milhões em 2030. Ele também complementou sobre a tecnologia de ondas milimétricas de 5G, que a indústria duvidava da sua aplicação em comunicações móveis, conseguiu, recentemente, um avanço importante.

Recentemente, no laboratório MTNEt da Academia de Tecnologia da informação e Comunicação da China, a Qualcomm realizou todos os testes de Radio Frequency e de desempenho das ondas milimétricas 5G na banda de 26GHz.

Em apenas um ano desde a implantação das primeiras redes 5G, mais de 95 operadoras no mundo lançaram serviços 5G em mais de 40 países e regiões, e mais de 300 investiram na implantação da estrutura da tecnologia 5G. Estudos mostram que a China deverá ser responsável por 30% da conectividade de rede mundial até 2025.

 

 

Fonte: 21 caijing