Com a assistência técnica e financiamento de empresas chinesas, o Paquistão inaugurou o primeiro metrô do país. Na tarde do dia 25 de outubro, a segunda maior cidade do Paquistão, Lahore, realizou a cerimônia de abertura da operação da Linha Laranja, com a presença do Ministro Sardar Usman Buzdar e o Cônsul Geral da China em Lahore, Long Dingbin.
Na cerimônia de inauguração, Buzdar disse que a Linha Laranja é o primeiro grande projeto de trânsito ferroviário de alto nível e ecológico no Paquistão, que não só traz grande conveniência aos cidadãos de Lahore, mas também pode aliviar a pressão do trânsito e reduzir a poluição ambiental. Em 2021, os dois países completarão 70 anos de relações diplomáticas, e o projeto da linha laranja trará novas oportunidades e consolidação do relacionamento China-Paquistão.
Toda a linha da Lahore Orange adota padrões ferroviários chineses, tecnologia chinesa e equipamentos chineses. A linha tem 25,58 quilômetros de extensão, com 26 estações, 5 trens B1 e 12 horas de operação diária, com um intervalo mínimo de 5 minutos entre os picos da manhã e da noite.
A linha de metrô, fez com que o Paquistão tivesse o mais avançado sistema operacional de trânsito ferroviário urbano do sul da Ásia. Criando mais de 7.000 empregos durante sua construção, e serão criados quase 2.000 empregos a mais durante a fase de operação e manutenção.
Fonte: caixin.com; Tencent News