A primeira loja varejista do Taobao foi inaugurada em Xangai, no dia 9 de outubro. A loja selecionará mercadorias de 1,2 milhão de comerciantes de diferentes ramos e as venderá a um preço de 1 yuan. A estratégia coloca a Alibaba na concorrência com a Miniso.
Nos últimos anos, o fundador da Miniso, Ye Guofu, muitas vezes criticou publicamente Jack Ma, fundador do Taobao. Em 2016, Jack Ma propôs pela primeira vez o conceito de “Novo Varejo”, na Conferência Apsara. O debate de quem está certo sobre a nova ideologia do novo sistema de varejo deve obter resultados em breve com o confronto entre as lojas Miniso e a nova entrante da Alibaba.
Ye Guofu também tem sido um mentor empresarial. Este jovem empreendedor da pequena cidade de Hubei sente que, embora o volume da Miniso seja inferior a 1% da Alibaba, ainda pode competir.
No momento de propor a estratégia do “Novo Varejo”, Alibaba já detinha o maior fluxo de e-commerce, detendo as três principais técnicas: infraestrutura de computação em nuvem, armazenagem, logística e sistema de pagamento, cobrindo fortemente marcas conhecidas e consumidores em vários setores. Quanto ao layout do novo varejo, Alibaba adota duas abordagens: não terceirização e aquisição e investimento nas startups, e desta forma, estruturou toda a cadeia de suprimento do setor.
O Taobao reúne o maior número de comerciantes, consumidores e mercadorias do país. As plataformas 1688 e Taobao edição especial podem facilmente conectar as indústrias de atacado que querem entrar no mercado de varejo. De acordo com os últimos dados da Alibaba, existem 1,2 milhão de comerciantes na edição especial Taobao, dos quais 41% são lojas abastecidas direto de fábrica, o que significa que mais de 500.000 fábricas industriais já montaram loja na edição especial Taobao. Entre essas, podem haver fábricas que abastecem a Miniso.
Entrada na Miniso na Bolsa de NY
Em 24 de setembro, a Miniso entregou o prospecto para SEC (U.S. Securities and Exchange Commission), planejando listar na Bolsa de Valores de Nova York para levantar US$ 100 milhões. Recentemente, a empresa atualizou seu prospecto, confirmando que oferecerá 30,4 milhões de ADS (ação depositária americana) a um preço entre US$16,50 e US$18,50. Com base neste cálculo, a empresa levantará cerca de US$ 562 milhões.
Fonte: 36Kr