A Alibaba formará uma joint venture chinesa com a Dufry AG, o maior varejista mundial de loja franca, para desenvolver seu negócio de varejo de viagens na China. A Alibaba assumirá uma participação acionária na Dufry, planejando deter até 9,99% da Dufry, de acordo com reportagens da mídia.
De acordo com um comunicado emitido pela Dufry, na segunda-feira (5 de outubro), as duas empresas criarão uma joint venture na China, com a Alibaba e a Dufry detendo 51% e 49% das ações, respectivamente.
O principal negócio da Dufry são as lojas francas nos principais aeroportos do mundo. A Europa e a África respondem por 44% do total, a América do Norte fica em segundo lugar com 22%, e a Ásia e o Oriente Médio em quarto lugar com 14%. A Dufry tem operado negócios de varejo na China desde 2008 e atualmente tem lojas de varejo nos aeroportos de Xangai, Chengdu, Hong Kong e Macau.
Tendo o compromisso com a Alibaba, a Dufry decidiu propor a seus acionistas a emissão de 25 milhões de ações adicionais para liquidar o saldo devedor de sua aquisição da empresa Hudson Ltd. e para despesas operacionais gerais, incluindo fundos para expandir suas operações na China com a Alibaba.
É relatado que estas ações adicionais vão ser oferecidAs primeiramente para os acionistas existentes da empresa e a parte não subscrita vai para Advent Internetional e Alibaba. A Alibaba investirá até 9,9% do capital social ampliado da Dufry pelo mesmo preço de ações que a Advent Internetional paga.
Julian Diaz, CEO do Grupo Dufry, disse: “Esta parceria traz para Alibaba o direito de usufruir a rede e as capacidades digitais na China que a Dufry estabeleceu. A Alibaba contribuirá para o negócio de varejo de viagens da nova joint venture, e apoiará com sua cadeia de fornecimento e fortes habilidades operacionais para impulsionar o crescimento na Ásia e na região”.
Fonte: 21 caijing