A Alibaba anunciou, oficialmente, a criação da Alibaba Rhinoceros Digital Technology Co. (Xun Xi), com a missão de trazer mais flexibilidade a produção do tradicional setor têxtil. Outras indústrias consideram esta ação como um passo importante para o novo layout de produção, podendo trazer uma revolução digital para a indústria têxtil.
Localizada na cidade de Hangzhou, rolos de tecidos são transportados em uma esteira no chão de fábrica. O que chama atenção é que estes tecidos têm “etiquetas digitais” exclusivas, sendo rastreados por toda a produção, desde a entrada na fábrica, recortes, costura, até a saída.
Através do processo de produção da Xun Xi, é possível acompanhar o progresso da confecção do vestuário em tempo real, bem como o rastreamento do correio, podendo reduzir, efetivamente, o número de reclamações de consumidores devido a atrasos na entrega. Um comerciante, Zeng Yangjian, recentemente fez um pedido na fábrica e comentou: “Antes, quando o evento ‘Double Eleven’ e outros festivais de e-commerce chegavam, procurávamos fábricas tradicionais para fazer roupas, e a única maneira de rastrear o pedido era pela ligação telefônica, deixando-nos hesitantes em responder as datas de lançamento e entrega do produto ao cliente.”
Zeng Yangjian disse que a indústria digital também permite a produção em pequenos lotes, aliviando, assim, a pressão de estoque das empresas. As fábricas tradicionais não aceitariam, por exemplo, pedidos de 100 peças, pois não existe flexibilidade no processo de produção, enquanto a Xun Xi aceita essa possibilidade sem problemas.
Repórteres visitaram a fábrica recentemente e descobriram que o termo “digital” está em toda parte, com programações na pré-produção, calendário de produção e rotas de produção sendo todos feitos por AI (Inteligência Artificial). O design de um modelo, como costura, imagem, letra, cor, etc. pode ser resultado do banco de dados do histórico de consumo.
Esse modelo de produção tornou realidade o termo “Made in Internet”. Wu Xuegang, chefe-executivo da Xun Xi, disse que a combinação de computação em nuvem, internet das coisas (IoT), inteligência artificial e outras tecnologias, possibilitaram uma eficiência operacional 4 vezes melhor que a das fábricas tradicionais, permitindo pedidos a partir de 100 peças, e prazos de entrega de até 7 dias.
Fonte: people.cn