Recentemente, a taxa de câmbio do RMB em relação ao dólar norte-americano subiu, acentuadamente, 397 pontos, para 6,7825 yuans, voltando ao valor de 6,8 yuans pela primeira vez em 16 meses. Os participantes do mercado acreditam que a contínua valorização do renminbi (RMB, moeda chinesa) fornece um novo ímpeto para a entrada de capital estrangeiro no mercado de títulos.
De acordo com especialistas, a atual rodada de valorização da taxa de câmbio do RMB é apoiada por melhorias fundamentais. “Existem dois fatores mais importantes que influenciam o investimento estrangeiro em títulos do RMB: a taxa de juros e a taxa de câmbio.” Um relatório de pesquisa sobre títulos concluiu que, em resumo, quando o Spread entre as taxas de juros chinesas e estrangeiras aumenta, isso motiva a taxa de câmbio do RMB a se elevar, tornando, assim, os ativos do RMB mais atraentes para os investidores estrangeiros, sendo esse o estágio da situação no momento.
As operações econômicas da China mantiveram uma tendência de recuperação estável e as operações monetárias voltam, gradualmente, ao normal. Atualmente, a excessiva liquidez do dólar norte-americano mantém o spread entre a China e o exterior em patamar relativamente elevado, promovendo o fortalecimento da taxa de câmbio do RMB e destacando, claramente, a relação de custo-benefício e a segurança dos ativos do RMB.
As estatísticas mostram que o spread atual dos títulos do Tesouro de 10 anos entre a China e os Estados Unidos ultrapassa os 240 pontos-base, o que é um nível historicamente alto. Considerando os ganhos cambiais que podem surgir da valorização do renminbi, investir em títulos e outros ativos é muito atraente.
Fonte: China Securities Journal