Para os motoristas da China, as ruas mais difíceis de dirigir nas cidades são as das vilas chinesas, que são bastante estreitas. No entanto, a empresa de direção autônoma chinesa WeRide decidiu enfrentar o desafio e lançou recentemente serviços nos vilarejos na cidade de Guangzhou.
Até agora, o teste de estrada de direção autônoma da WeRide ultrapassou 900 dias e acumulou uma quilometragem de direção autônoma de 2,8 milhões, recebeu quase 90 mil passageiros e abriu, totalmente, a operação do serviço Robotaxi (táxi autônomo) no distrito de Huangpu e na Zona de Desenvolvimento de Guangzhou, na cidade de Guangzhou. Não houve incidentes de segurança nos últimos 200 dias.
Nas cidades chinesas, a densidade de edifícios das áreas comerciais geralmente não ultrapassa de 40% a 50%, mas a de alguns vilarejos pode chegar até 70%. Nos vilarejos, geralmente, há apenas uma ou duas estradas conectando o exterior, com uma largura de apenas 7 metros. As estradas dentro dos vilarejos são principalmente trilhas entre as casas com uma largura de 2 a 4 metros. Não há faixas de rodagem e semáforos, com passagem de pedestres e veículos. Além disso, todos os tipos de veículos particulares e barracas são estacionados e colocados diretamente na beira da estrada, tornando o espaço para veículos extremamente estreito.
Devido à falta de regras e regulamentos de trânsito nos vilarejos, é muito difícil para o sistema calcular as rotas. A WeRide sempre usou um conjunto de algoritmos universais de direção autônoma, chamado de “WeRide ONE”, para resolver todos os problemas de diferentes cenários de utilização e atualizou, especialmente, o kit de sensor voltado para os vilarejos na cidade. Seu kit autodesenvolvido de sensor de direção autônoma pode detectar todas as estradas e informações de tráfego em um intervalo de 250 metros, com cobertura de 360 graus de vários obstáculos e “consegue ver” os arredores com mais precisão e confiabilidade do que os olhos humanos.
Fonte: Tencent News
Fonte da foto: Tencent News