A expectativa de vida atual dos residentes de Pequim atingiu 82,3 anos e a taxa de mortalidade infantil caiu para menos de dois por mil. A taxa de mortalidade materna caiu para menos de cinco por cem mil, atingindo um nível internacionalmente avançado. Os dados foram apresentados em 6 de setembro, no Fórum de Saúde Pública da Feira de Serviços Internacionais da China, pelo secretário-geral adjunto do governo municipal de Pequim, Chen Bei.
No fórum, Chen Bei destacou que, em 2020, a pandemia global trouxe graves ameaças à saúde e segurança de toda a humanidade. Durante a pandemia, a China aplicou um grande número de tecnologias e métodos novos e incomuns para a prevenção de epidemias, como testes de ácido nucléico e códigos de saúde. A China também aplicou métodos científicos e tecnológicos de prevenção, como sequenciamento de genes, inteligência artificial, cercas eletrônicas e big data.
Além disso, a China sempre aderiu ao princípio de “igual ênfase na medicina chinesa e ocidental” e na combinação de ambas no tratamento. O conceito de medicina chinesa tem desempenhado um papel ativo em todo o processo de prevenção e controle de epidemias.
A fim de estabelecer um sistema de prevenção de epidemias e explorar medidas eficazes para a prevenção e controle normalizados de epidemias, Pequim emitiu recentemente um plano de construção de três anos para o sistema de gestão de emergência de saúde pública e documentos governamentais relevantes. “Vai servir como garantia de institucionalização e mecanismo”, disse Chen Bei.
Fonte: The 21st Century Business Herald