O aplicativo chinês de entrega de comida, Meituan Dianping, divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2020. O crescimento da receita operacional da empresa passou de negativo para positivo, com um aumento anual de 8,9%, chegando a 24,7 bilhões de yuans (R$ 19,98 bilhões). O lucro líquido ajustado não IFRS (International Financial Reporting Standards) foi de 2,718 bilhões de yuans (R$ 2,19 bilhões), um aumento de 82% em relação ao ano passado.
Durante a pandemia, a Meituan ajudou ativamente os comerciantes na transformação digital, elevando o número de comerciantes na plataforma para 6,3 milhões, no segundo trimestre. O número de usuários anuais que geraram transações aumentou 8,2% com relação ao ano anterior, chegando a 460 milhões. Além disso, o relatório financeiro mostra que, no primeiro semestre de 2020, o número de motoristas com renda na Meituan atingiu 2,952 milhões, dos quais 1,386 milhão foram registrados recentemente.
De acordo com o relatório, no segundo trimestre, o valor da transação de entrega de comida da Meituan, comparado ao ano anterior, aumentou em 16,9% para 108,8 bilhões de yuans (R$ 88,05 bilhões), e o volume médio diário de pedidos subiu para 24,5 milhões. A receita dos serviços de entrega de comida da Meituan foi de 14,544 bilhões de yuans (R$ 11,77 bilhões), um aumento anual de 13,2%, e o lucro operacional foi de 1,253 bilhão de yuans (R$ 1,01 bilhão), um aumento anual de 65,7%.
No entanto, os serviços de viagem e hotelaria ainda têm sido impactados pela incerteza da pandemia. No segundo trimestre, a receita da Meituan neste segmento foi de 4,544 bilhões de yuans (R$ 3,67 bilhões), queda de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado, com lucro operacional de 1,892 bilhão de yuans (R$ 1,53 bilhão), queda de 11,9%.
Vale ressaltar que o novo serviço da Meituan, “Meituan Maicai”, um aplicativo de e-commerce de alimentos frescos com foco em serviços comunitários, desenvolveu-se rapidamente. Meituan Maicai continua a se expandir para novas cidades, exceto para cidades como Pequim e Shenzhen, e entrou oficialmente em Guangzhou.
Além disso, o “Meituan Youxuan”, um serviço de compras comunitárias coletivas que acaba de ser estabelecido no segundo trimestre, também se tornou outro novo cenário para a Meituan explorar no campo dos serviços de cotidiano local. Além disso, a Meituan afirmou que continuará a aumentar seus investimentos em bicicletas e bicicletas elétricas. No segundo trimestre, foram lançadas cerca de 1,5 milhão de novas bicicletas para substituir as antigas, e investiu em mais de 290 mil bicicletas elétricas.
Fonte: China Finance Online