Em mais um passo rumo à digitalização dos serviços governamentais e economia digital, a China acaba de lançar sua primeira plataforma de aplicativos de selo eletrônico baseada na tecnologia blockchain. O selo eletrônico tem como objetivo aumentar a segurança e a conveniência das empresas.
De acordo com informações da Xinhua, a plataforma de aplicativos e-seal, foi desenvolvida em conjunto pela administração de recursos de dados de Hangzhou, pelo departamento de supervisão de mercado e pelo departamento de segurança pública, em cooperação com o BaaS (Blockchain como um Serviço) da Ant Financial.
Os selos eletrônicos surgiram devido à expansão do comércio eletrônico e do aumento dos serviços online oferecidos pelo governo chinês e vem para proteger e autenticar documentos e transações. A plataforma combinará selos eletrônicos com selos físicos em uma correspondência individual. Cada empresa terá um e somente precisará de um selo eletrônico.
Até então, os selos eletrônicos não tinham padronização e não eram rastreáveis. Conforme informações da Xinhua, o uso da tecnologia blockchain garante que todo o processo do selo eletrônico seja rastreável, com todos os dados armazenados com segurança e o uso de todos os selos eletrônicos autenticados e monitorados por várias partes.
Pequim lança plano de blockchain
A capital da China, Pequim, apresentou na última semana um plano de ação para impulsionar a implantação de blockchain nas operações da cidade, integrando a tecnologia de dados. O Plano de Ação para o Desenvolvimento da Inovação em Blockchain de Pequim 2020-2022, prevê que cidade se torne inicialmente um novo terreno influente para inovação em blockchain, demonstração de aplicativos, desenvolvimento industrial e talento até 2022.
O plano inclui quatro estratégias-chave e 20 tarefas específicas, entre elas a criação de plataformas para pesquisas teóricas e tecnológicas, a criação e a implementação de cenários de aplicativos em vários campos e a criação de uma equipe líder de talentos em blockchain.
Em finanças e impostos, a cidade se concentrará no registro imobiliário e nas contas eletrônicas unificadas. Pequim também planeja promover um clima de negócios favorável à inovação em blockchain e empresas com grande potencial de crescimento.
O governo de Pequim também criará um fundo especial para alocar fundos governamentais para projetos de blockchain.
Fonte: Xinhua News Agency