Destaques da Semana Empreendedorismo

Mercado pet da China mostra grande potencial de crescimento

A indústria pet é um dos mercados com maior potencial na China. Durante o recente festival de compras de junho “618”, de acordo com a JD.com, as vendas de produtos para animais de estimação aumentaram significativamente em comparação com o ano passado.

O mercado de animais de estimação da China

Segundo o “Livro Branco de 2019 sobre a indústria de animais de estimação da China”, o número de animais de estimação (cães e gatos) nas cidades chinesas atingiu 99,15 milhões, com um aumento anual de 8,4%. Entre todos os animais de estimação, os cães representaram 54,4% em 2019, enquanto os gatos representaram 43,1%. O número de donos de animais (cães e gatos) atingiu 61,2 milhões. Como comparação, de acordo com o Instituto Pet Brasil e a Associação Americana de Produtos para Animais de Estimação, o número de cães e gatos no Brasil em 2018 foi de 78,1 milhões, enquanto o número nos Estados Unidos atingiu 183,9 milhões em 2019.

Em 2019, o volume do mercado de animais de estimação da China atingiu 202,4 bilhões de yuans (R$ 153,3 bilhões), dos quais o mercado de cães representou 61,5% e o mercado de gatos, 38,5%. O consumo anual de um único animal de estimação atingiu 5561 yuan (R$ 4.211), um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. O consumo de alimentos, petiscos e medicamentos dos animais de estimação representou 61,4%, sendo o maior gasto dos donos de pets. Entre eles, as maiores taxas de crescimento foram as de petiscos e medicamentos.

Oportunidades de empreendedorismo no mercado de animais de estimação da China

Com base em informações públicas, estima-se que tenham ocorrido, em 2019, 41 eventos de financiamento da indústria de animais de estimação da China. O montante acumulado de investimentos excede 4,2 bilhões de yuans (R$ 3,2 bilhões), cobrindo alimentação, petshop, e-commerce, produtos inteligentes, hospitais e serviços. Hospitais e alimentos para animais tiveram as maiores escalas de financiamento.

Confira alguns casos interessantes dos últimos anos:

 E-commerce para pets

Atualmente, os alimentos para pets representam a maior proporção de produtos para animais na China, cerca de 45%, de acordo com o Livro Branco.

Fundada em agosto de 2017, a MollyBox é a primeira empresa de e-commerce por assinatura da China especializada em produtos para animais de estimação. Uma caixa é entregue para seus clientes todos os meses, contendo comida e petiscos para gatos, brinquedos e necessidades diárias. Os usuários só precisam escolher o alimento principal e outros produtos na caixa, como tábua para gatos, petiscos enlatados, com brindes como cremes nutricionais. O preço de uma única caixa varia de 100 a 380 yuans (R$ 76 a 288). Os produtos são, em sua maioria, importados, com um total de mais de 3000 SKUs.

Esse serviço não apenas resolve as dores de cabeça de alguns novos donos de gatos que não sabem escolher produtos, mas também ajuda os usuários urbanos, que estão ocupados trabalhando, a não esquecer de comprar comida para gatos a tempo.

A MollyBox arrecadou milhões de dólares na Série A de financiamento, ocorrida em maio de 2018. Em julho de 2018, o número total de usuários pagantes excedeu 50 mil, dos quais quase 70% são assinantes.

Medicamentos para animais de estimação

Atualmente, os medicamentos para pets representam cerca de 23% do mercado chinês de animais de estimação, estando atrás, apenas, da indústria de alimentos, atingindo um volume de mercado de cerca de 30 bilhões de yuans (R$ 23 bilhões).

A integração de online e offline pode se transformar em uma oportunidade para a indústria médica de animais de estimação da China. A Zhichong Encyclopedia, uma plataforma de aprendizado para médicos veterinários, foi lançada em outubro de 2019 como um miniprograma WeChat.

De acordo com sua estimativa interna, atualmente existem apenas cerca de 100 mil médicos veterinários na China, com uma média de mil animais para cada médico. Em resposta à escassez de recursos médicos para animais de estimação, a equipe desenvolveu esse miniprograma para oferecer aos hospitais e veterinários cursos públicos gratuitos com 2000 aulas, 100 mil casos compartilhados e lives para apresentar os mais recentes medicamentos e equipamentos.

No final do ano passado, a Enciclopédia Zhichong obteve uma rodada inicial de financiamento e agora está buscando uma rodada de financiamento anjo de 2 milhões de yuans. Atualmente, existem mais de 3 mil usuários de hospitais veterinários e mais de 10 mil usuários de médicos veterinários em 33 províncias e 275 cidades do país. Cerca de 60% dos usuários vêm de cidades de terceiro ou mais baixo nível.

Viagens para pets

Na China, existem muitos locais públicos fechados onde os animais de estimação são proibidos de entrar, o que traz grandes problemas aos proprietários quando viajam.

Fundada em 2019, a Cabinpet é atualmente o único projeto de compartilhamento temporário de casas de cachorro implementado na China. As casinhas de cachorro são colocadas em locais públicos, como praças, shoppings, restaurantes e supermercados.

As casinhas possuem uma estrutura de madeira de dupla camada e um sistema de alarme para evitar roubos e ataques, equipado com câmeras, sistema de ventilação, luzes e dispositivos para manter a temperatura e a umidade adequadas, além de permitir a esterilização inteligente. Os usuários podem concluir pesquisas por GPS, reservas, desbloqueios, monitoramentos e avaliações pelo miniprograma. A casinha é cobrada com base na duração do uso, que é de 10 yuans por hora (R$ 7,6).

A Cabinpet lançou inicialmente seu produto em Xangai. Atualmente, as casinhas foram colocadas em sete áreas, ainda na fase de testes. A equipe planeja aumentar o número de casinhas de cachorro em Xangai para 500 em três meses. Além disso, planeja adicionar a função de e-commerce e desenvolver o miniprograma como um canal on-line para publicidade de precisão.

Fonte da foto: Mollybox, hlnv.com, 36Kr