O protótipo de trem maglev de alta velocidade, capaz de chegar a 600 km/h, produzido na China, completou com sucesso um teste em Xangai. Projetado e fabricado pelo CRRC Qingdao Sifang em Qingdao, província de Shandong, foi enviado a Xangai para testes na pista experimental maglev da Universidade de Tongji, uma das principais universidades do país.
Como referência, um trem ferroviário de alta velocidade da China pode atingir uma velocidade máxima de 350 km/h, enquanto a velocidade de um avião é de cerca de 800-900 km/h. O trem, portanto, preenche a lacuna entre estes dois veículos com sua velocidade máxima de 600 km/h.
Para efeitos de comparação, um percurso de Pequim até Xangai, contando o tempo de preparação da viagem, leva-se cerca de 4,5 horas de avião, cerca de 5,5 horas de trem de alta velocidade e apenas 3,5 horas de trem de alta velocidade maglev. Além da alta velocidade, os trens maglev também têm vantagens como segurança, confiabilidade, resistência, baixo ruído, grande capacidade de passageiros entre outros.
Em entrevista com o The Paper News, o vice-engenheiro-chefe da empresa, Ding Sansan, afirmou que o protótipo completou 200 tarefas de teste em sete categorias, com todos os principais indicadores atingindo os requisitos projetados. De acordo com o plano, o protótipo do sistema do projeto de trem maglev deverá ser concluído até o final de 2020, e um conjunto completo de recursos de tecnologia e engenharia de alta velocidade maglev será formado.
Por trás dessa inovação estão 20 anos de esforço do Centro de Pesquisa Maglev da Universidade de Tongji e de equipes de pesquisa científica de toda a China. Já no ano 2000, o sistema de transporte de alta velocidade maglev foi listado como um projeto chave chamado “projeto 863” no “Décimo Plano Quinquenal” pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
No dia 31 de dezembro de 2002, o primeiro trem comercial maglev de alta velocidade do mundo iniciou operações experimentais, em um trecho de 30 km entre o Aeroporto Internacional Pudong de Xangai e o centro da cidade, e foi inaugurado oficialmente em 2006. A velocidade operacional máxima é de 430 km/h, levando cerca de 8 minutos para ir da cidade ao aeroporto. O dia 31 de dezembro de 2019 marca o 6.210º dia em que o trem opera em boas condições, com uma operação cumulativa de 19,85 milhões de km, uma taxa de pontualidade de 99,86% e 59,94 milhões de passageiros.
Fonte: The Paper News
Fonte da foto: The Paper News
Fonte do vídeo: Xinhua New Agency