A JD.com, um dos maiores varejistas da China, abriu capital nesta quinta-feira (18) na bolsa de Hong Kong e levantou 29,77 bilhões de dólares de HK (cerca de US$ 3,9 bilhões), em uma oferta pública secundária. O preço das ações da empresa subiram 5,7% depois da abertura. O valor de mercado da JD.com chegou a 738,5 bilhões de dólares HK no primeiro dia de negociação.
De acordo com uma declaração do diretor executivo de varejo da JD, Xu Lei, publicada pela agência de notícias Xinhua, a empresa está otimista com a retomada da economia chinesa. “Chegamos a Hong Kong não apenas porque queremos compartilhar nossa promessa e desenvolvimento com mais clientes … mas porque temos confiança absoluta na China e no futuro da economia da China”, disse.
O IPO na bolsa de Hong Kong é secundário, pois a empresa já era listada na Nasdaq, em Nova York, desde 2014. Segundo informações da Xinhua, nos últimos seis anos, o lucro líquido anual da JD aumentou de 69,34 bilhões de yuans (cerca de US$ 9,8 bilhões ) para 576,9 bilhões de yuans.
Já o número de usuários ativos anuais aumentou de 47 milhões para 387 milhões. No mesmo período, a área de armazenamento da companhia cresceu de 1,3 milhão de metros quadrados para 17 milhões de metros quadrados. O número de funcionários subiu de 33 mil para mais de 220 mil pessoas.
Também na quinta-feira a empresa comemorou a data de fundação com um grande festival de compras, o “618”. Junho é o mês anual de comemoração do gigante chinês de e-commerce JD.com, sendo 18 de junho (618) o dia em que o JD.com atinge a maior escala de promoção de vendas. De 1 A 18 de junho, a empresa promoveu grandes descontos em sua plataforma de compras, gerando 269,2 bilhões de yuans, um aumento de 26,6% ano a ano, de acordo um relatório da empresa. As vendas foram promovidas de diversas formas e já começaram desde o início do mês. O festival faz uso de grandes descontos, vídeos curtos, live streaming, celebridades e influenciadores, programas e até galas na televisão.
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Fonte: Xinhua News Agency