A China pretende encerrar 2026 com 1 trilhão de yuans investidos em infraestrutura hídrica e pelo menos 40 grandes projetos iniciados ao longo do ano. A meta foi divulgada pelo Ministério dos Recursos Hídricos nesta quarta-feira (7).
Entre janeiro e setembro, o país aplicou 795 bilhões de yuans em obras do setor. No período, 41,4 mil projetos de diferentes portes estavam em execução e 28 grandes empreendimentos tiveram a construção iniciada, número que já supera o total registrado em todo o ano de 2025.
As obras também empregaram cerca de 2,01 milhões de pessoas nos primeiros nove meses do ano. Os projetos incluem estruturas voltadas ao abastecimento de água, irrigação e controle de enchentes.
Para alcançar a meta anual, o Ministério dos Recursos Hídricos informou que pretende acelerar as etapas preparatórias dos novos projetos, ampliar as fontes de financiamento e avançar com as obras que já estão em andamento.
A infraestrutura hídrica faz parte da estratégia chinesa de expansão da rede nacional de água. Até 2030, o país também prevê aumentar a capacidade de reservatórios em 15 bilhões de metros cúbicos e acrescentar cerca de 2,67 milhões de hectares de áreas irrigadas.
Fonte: news.cn

