Em 11 de novembro, a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis divulgou que, de janeiro a outubro de 2025, a produção e as vendas de veículos de novas energias (NEV) na China ultrapassaram 50% do total de vendas de veículos novos pela primeira vez, com diversas montadoras atingindo recordes de entregas.
Segundo a associação, em outubro as empresas mantiveram produção e fornecimento acelerados, lançaram novos produtos de forma intensiva e avançaram na governança do setor, resultando em crescimento consistente no mercado automotivo. O mercado de veículos de passageiros cresceu de forma estável, o de veículos comerciais melhorou, os NEV tiveram expansão acelerada e o comércio exterior mostrou boa resiliência.
Em outubro, a produção e as vendas de NEV alcançaram 1,772 milhão e 1,715 milhão de unidades, respectivamente, alta de 21,1% e 20% na comparação anual. As vendas representaram 51,6% do total de veículos novos.
De janeiro a outubro, a produção chegou a 13,015 milhões de unidades e as vendas a 12,943 milhões, aumento anual de 33,1% e 32,7%. Nesse período, os VNE representaram 46,7% do total de veículos novos vendidos.
No mercado interno, as vendas de NEV cresceram em relação a setembro e ao ano anterior. Em outubro, foram vendidas 1,459 milhão de unidades, alta de 5,6% em relação ao mês anterior e 12,1% em relação a 2024. Entre elas, veículos de passageiros somaram 1,377 milhão, aumento de 6% frente a setembro e 10,3% no ano; veículos comerciais chegaram a 82.000, queda de 0,5% em relação ao mês anterior, mas crescimento de 52,4% no ano.
No mercado interno, os NEV representaram 54,9% das vendas totais; os de passageiros, 57,6%; e os comerciais, 30,9%.
As exportações também se destacaram. De janeiro a outubro, os NEV exportados somaram 2,014 milhões de unidades, alta de 90,4% no ano. Desse total, veículos de passageiros atingiram 1,944 milhão, aumento de 89,3%, e veículos comerciais, 70.000, crescimento de 1,3 vez em relação a 2024.
Entre os 15 maiores fabricantes de VNE, a participação combinada chegou a 12,321 milhões de veículos, alta de 34,5% no ano, representando 95,2% do mercado, 1,2 ponto percentual a mais que no mesmo período de 2024.
BYD, Geely e SAIC lideram, com 50,7% de participação; a BYD sozinha tem 28,6%. Do quarto ao décimo lugar estão Changan, Dongfeng, Chery, Tesla, Leapmotor, XPeng e FAW, totalizando 83% do mercado. Li Auto, Great Wall Motors, Xiaomi, GAC Group e BAIC Group ocupam do 11º ao 15º lugar. O BAIC tem 2,2% de participação, e as demais quatro empresas, 2,5%.
Chen Shihua, secretário-geral adjunto da associação, atribui o crescimento a dois fatores: a política de subsídios para troca de veículos usados, que continua atraente, e a redução prevista de 50% do imposto sobre a compra de NEV em 2026, que antecipou compras de consumidores.
Entre as montadoras, várias bateram recordes em outubro. A XPeng entregou 42.013 veículos, novo recorde mensal, ultrapassando 40.000 unidades pelo segundo mês consecutivo. A NIO entregou 40.397, alta de 92,6% no ano, e a Leapmotor alcançou 70.289 veículos, crescimento de mais de 84%, registrando pela primeira vez entregas mensais acima de 70.000 unidades.
Fonte: Jiemian


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