A JD.com lançou no domingo (9) o Aion UT Super, veículo elétrico desenvolvido em parceria com a montadora GAC Group e a fabricante de baterias CATL. O modelo, disponível exclusivamente na plataforma online da JD, marca a entrada da gigante do e-commerce no mercado chinês de veículos de nova energia (NEV), um dos setores que mais crescem no país.
O carro custa 49.900 yuans (US$7.007) na versão com bateria alugada e 89.900 yuans (US$12.630) no modelo completo. Embora a JD não participe da fabricação, é responsável pelas vendas e pela gestão de dados de consumo, utilizando milhões de buscas anuais em sua plataforma para identificar tendências e demandas do público.
A GAC conduz a pesquisa e a produção do veículo, enquanto a CATL fornece a tecnologia e o sistema de troca rápida de baterias. O modelo tem autonomia de até 500 quilômetros e permite a substituição da bateria em 99 segundos. A CATL planeja construir mais de 5.000 estações de troca pelo país para fortalecer esse ecossistema.
Segundo Zhang Xiang, professor visitante da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huanghe, a entrada da JD no setor busca novas fontes de receita diante da desaceleração do comércio eletrônico. “A empresa introduz o modelo de troca de baterias no setor automotivo e amplia o alcance da indústria de veículos inteligentes”, disse.
Zhang destacou que o novo modelo, com preço abaixo de 100.000 yuans, preenche uma lacuna no mercado, antes dominado por carros com sistema de troca de bateria que custavam acima de 200.000 yuans. Ele afirmou que a novidade deve dinamizar o mercado, diversificar a oferta e ampliar as opções para os consumidores.
A JD vem ampliando sua presença no setor automotivo com um ecossistema que integra compras, manutenção e serviços pós-venda. A empresa opera cerca de 3.000 centros de serviço físicos e mantém parcerias com mais de 40.000 lojas em todo o país.
Cao Lei, diretor do Instituto de Economia da Internet, afirmou que companhias de tecnologia como a JD oferecem às montadoras tradicionais informações detalhadas sobre o comportamento do consumidor e canais de venda híbridos, combinando e-commerce e pontos físicos. Segundo ele, as empresas de internet estão ganhando espaço no setor automotivo por dominarem tecnologias como inteligência artificial e análise de dados.
A JD, por exemplo, processa cerca de 20 milhões de buscas anuais por automóveis, o que permite mapear demandas específicas e oferecer serviços personalizados.
O mercado chinês de veículos de nova energia segue em forte expansão. Dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis mostram que, entre janeiro e setembro de 2025, a produção chegou a 11,24 milhões de unidades, alta de 35,2% em relação ao ano anterior. As vendas alcançaram 11,23 milhões de veículos, avanço de 34,9%.
Em 2024, a China produziu 12,88 milhões de veículos elétricos e vendeu 12,86 milhões, mantendo-se como líder mundial em produção e vendas pelo décimo ano consecutivo.
Empresas como Huawei e Xiaomi também avançam no setor. Recentemente, a JD e a CATL firmaram parceria estratégica para criar um canal oficial de vendas diretas e expandir o modelo de troca de baterias, incluindo cooperação em serviços pós-venda.
Pan Helin, membro do Comitê de Especialistas em Economia da Informação e Comunicação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, afirmou que o varejo automotivo caminha para a integração total entre os canais online e offline. “As plataformas digitais atrairão consumidores, enquanto as lojas físicas funcionarão como espaços para test drives e experiências presenciais”, afirmou.
Fonte: China Daily


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