Empreendedorismo

Investidores chineses assumem controle do Burger King China com aporte de US$ 350 milhões

Burger King China
Fonte da imagem: Chen Jianli/ Xinhua

Em 10 de novembro, a CPE Yuanfeng anunciou uma parceria estratégica com a rede americana Burger King para criar uma joint venture chamada Burger King China. O acordo marca mais uma transferência de controle para investidores chineses após a Starbucks adotar movimento semelhante no país.

Antes da transação, quase 100% do Burger King China pertencia a uma subsidiária da Restaurant Brands International (RBI), controladora global da marca. Com o novo acordo, a CPE Capital fará um investimento inicial de US$350 milhões para ampliar a presença da rede no país, com foco na expansão de lojas, marketing, inovação do cardápio e melhoria da eficiência operacional.

Uma subsidiária integral do Burger King China também firmará um contrato de desenvolvimento máster por 20 anos, que concede à joint venture os direitos exclusivos para operar e expandir a marca no mercado chinês. Após a conclusão da operação, prevista para o primeiro trimestre de 2026, a CPE Capital deterá 83% do capital do Burger King China, enquanto a RBI manterá 17%.

A CPE Yuanfeng tem ampliado sua atuação no setor de consumo e serviços em cadeia, com investimentos acumulados de cerca de 10 bilhões de yuans em empresas como Mixue Ice Cream, Aier Eye Hospital, Pop Mart, Yonghe Hair Transplant e Siyu Hair Care.

O plano conjunto prevê a expansão da rede de restaurantes Burger King na China das atuais 1.250 unidades para mais de 4.000 até 2035.

O movimento segue uma tendência recente no setor. A Starbucks também anunciou uma joint venture com a Boyu Capital, pela qual a investidora chinesa deterá 60% da operação no país e a rede americana, 40%. Especialistas apontam que esse modelo pode se consolidar como estratégia para marcas estrangeiras que buscam crescer de forma sustentável no mercado chinês.

Fonte: Yicai