No dia 21 de maio foi celebrado o Dia Internacional do Chá, conforme decretou a ONU em dezembro de 2019. Portanto, neste ano é a primeira vez em que se comemora esta data.
O chá faz parte da história da China há milênios. Na língua chinesa, a palavra se parece com a escrita em português: cha (茶). A história do chá está enraizada na cultura chinesa e pode ser associada ao Budismo no país.
Os chás chineses variam em sabor, e podem ser usados para fins medicinais. Alguns deles, devido ao seu poder cura, podem custar bastante caro. As condições de plantação e colheita de certos tipos de folhas, também tornam alguns chás uma iguaria.
É a bebida preferida dos chineses. Há na China o costume de fazer a cerimônia do chá, em que as ervas são lavadas em um processo cuidadoso e paciente. As mesas de chá, os copinhos, a água, tudo é preparado para um bom desfrute da bebida.
Listamos abaixo os chás mais comuns na China.
- Chá verde. O chá verde é encontrado em muitas variedades em toda a China. Ele é considerado medicinal devido aos seus vários benefícios à saúde, por ter propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias.
- Chá Longjing. O Chá Longjing é um tipo de chá verde, rico em vitamina C, aminoácidos e catequinas. Ele é considerado de alta qualidade. Esse chá ‘produzido na Longjing Village, na província de Zhejiang.
- Chá Pu-er. Este chá é bem popular em toda a China. É um tipo de chá preto cafeinado e amargo. Ele é embalado prensado como um bloco. E tem propriedades capazes de reduzir colesterol e colaborar para perda de peso. O Chá Pu-er é produzido em Yunnan, no sul da China.
- Chá de crisântemo. O chá de crisântemo é feito embebendo flores secas de crisântemo em água fervente, a adição de açúcar e goji berries. O uso medicinal inclui a prevenção de dores de garganta e a redução da febre.
- Da Hong Pao. Este chá é fortemente oxidado e mais escuro do que os outros. Ele é uma variedade de chá oolong cultivado nas montanhas Wuyi, na província de Fujian.
- Chá Keemun. Este é um famoso tipo de chá preto produzido na região de Qimen, na província de Anhui. É um chá leve e aromático, com toques de cacau.