Destaques da Semana

China responde sobre retomada das importações de frango do Brasil após liberação pela União Europeia

importações de frango do Brasil
Fonte da imagem: korhan oztunc/ Adobe Stock

A União Europeia reabriu o mercado de carne de frango e de peru produzida no Brasil após reconhecer o país como livre de gripe aviária. O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a informação nesta segunda-feira (22). Em 23 de setembro, em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, respondeu a perguntas na coletiva de imprensa regular sobre a possibilidade de retomada das compras pelo país asiático.

Guo Jiakun afirmou que China e Brasil mantêm relação de parceria consolidada no comércio bilateral. Ele lembrou que o país asiático é o principal destino das exportações brasileiras e que o Brasil, por sua vez, ocupa a posição de maior parceiro comercial da China na América Latina. Segundo o porta-voz, os dois países têm cooperado de forma contínua em áreas como comércio, alfândega e inspeção sanitária.

Sobre a questão específica das importações de carne de frango, Guo orientou que a resposta deve ser buscada junto às autoridades competentes chinesas.

Suspensão em mais de 20 países

As exportações brasileiras de carne de frango foram suspensas para 20 países em maio, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Entre os países que interromperam as importações estão União Europeia, China, África do Sul, Argentina e outras 13 nações. O Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam apenas as compras provenientes do estado gaúcho.

Fonte: finance.sina.com.cn