Durante o Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 2025, a China promoveu em 18 de setembro, em Genebra, um seminário sobre “O reajuste do comércio global em meio à atual turbulência comercial”. O encontro analisou os impactos das tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos no sistema multilateral de comércio e nas relações entre membros da OMC, além de discutir alternativas para reforçar as regras multilaterais e proteger os interesses de países em desenvolvimento.
A Universidade de Economia e Negócios Internacionais de Xangai organizou o seminário, que reuniu mais de 100 representantes de governos, setor privado, centros de pesquisa e imprensa.
O professor Ju Jiandong, da PBC School of Finance da Universidade de Tsinghua, apresentou projeções que indicam queda de 3,4% no comércio global em 2025 caso as tarifas de retaliação dos EUA se mantenham. Segundo ele, as importações norte-americanas podem recuar 19% e as exportações, 12%. Ju alertou que medidas unilaterais podem gerar um ciclo de retaliações e políticas de “empobrecer o vizinho”, com efeitos negativos sobre o comércio internacional.
Pamela Coke-Hamilton, diretora da Divisão de Comércio Internacional e Produtos da UNCTAD, afirmou que desde 2016 as tensões geopolíticas elevaram a incerteza no comércio, aumentaram custos e afetaram países em desenvolvimento, em especial os menos avançados. Ela defendeu avanços em quatro frentes: definição de regras, fortalecimento do mecanismo de solução de controvérsias, negociação de acordos de livre comércio e estímulo a investimentos de longo prazo.
Barbara Ramos, diretora do Departamento de Estratégia e Política de Comércio e Investimento do Centro Internacional de Comércio (ITC), destacou o papel das ferramentas digitais para ampliar vendas e reduzir custos empresariais. Para ela, os países precisam investir em infraestrutura, capacitação e regulação para melhorar o ambiente digital.
Os participantes concordaram que a atual conjuntura exige a defesa de um sistema multilateral de comércio baseado em regras, com maior estabilidade e previsibilidade no ambiente internacional.
O Fórum Público de 2025 concentrou-se no comércio digital. Ao longo do evento, ocorreram cerca de 90 seminários, com a presença de mais de 4.000 representantes de governos, empresas, academia e sociedade civil ligados à OMC.
Fonte: news.cn
Adicionar Comentário