O aplicativo Meituan entrou no negócio de compartilhamento de carregador portátil. A estratégia da Meituan é colocar seus carregadores portáteis em lojas de maneira gratuita para os comerciantes.
Os consumidores finais poderão escanear o código QR nas estações de carregamento de celular, sendo então redirecionados para o aplicativo da Meituan. Cada escaneamento faz aumentar as taxas de clique das lojas comerciais no app. Em outras palavras, quanto mais os consumidores usarem os power banks compartilhados da Meituan, melhor será a classificação das lojas presentes no aplicativo.
Os comerciantes precisam apenas fornecer o espaço para que sejam instalados os power banks, sem pagar depósitos, sendo possível receber 60% da participação na receita. Segundo o site de notícias 36Kr.com, alguns especialistas afirmaram que após o lançamento deste serviço, 80% dos restaurantes poderiam ser “dominados” pelo Meituan.
O Meituan é um aplicativo de delivery de comida, venda de produtos de consumo e serviços de varejo e pretende aumentar o ranking de suas lojas e serviços na internet. A aceitação dos comerciantes de oferecer carregadores para os clientes parece boa até o momento.
Segunda tentativa de entrada nesse negócio
Não é a primeira vez que Meituan tenta explorar o mercado de compartilhamento de carregador portátil. Um projeto semelhante foi lançado em 2017 e foi testado em pequena escala nas cidades de Shijiazhuang e Qingdao. No entanto, devido à concorrência acirrada no mercado e a má administração, somente durou por três meses.
De acordo com o “Relatório de Análise da Indústria de Compartilhamento de Bancos de Energia em 2020”, o número de usuários foi de cerca de 250 milhões em 2019, e a escala de transações de R$ 6,51 bilhões (7,91 bilhões de yuans). A taxa de crescimento anual composta (CAGR) dos próximos três anos é estimada em cerca de 44,9%.
Leia mais: Plataforma chinesa de entrega sob demanda “Dada” solicita IPO nos EUA
Fonte: www.36kr.com
Fonte da foto: Weibo