A 21ª edição do Salão Internacional da Indústria Automobilística de Xangai começou em 23 de abril com a participação de cerca de mil empresas de 26 países. O evento ocupou mais de 360 mil metros quadrados e apresentou mais de 100 lançamentos mundiais, incluindo modelos como o Lexus ES, Denza Z, Yangwang U8L, Zeekr 9X e Audi A6L e-tron da FAW.
O setor automotivo chinês avançou além da eletrificação. O foco atual está na inteligência dos veículos. Embora a eletrificação já tenha se consolidado, questões como incêndios e falhas em sistemas autônomos aumentaram a atenção das fabricantes em relação à segurança.
XPeng lidera entre novas fabricantes com foco em IA
A XPeng atraiu grande público com os modelos MONA M03 e P7+. A empresa retomou posição entre as três maiores em vendas mensais no segmento de novas fabricantes. Também reforçou sua presença global com testes realizados por executivos internacionais.
No salão, a XPeng apresentou tecnologias além dos carros, apresentou os robôs inteligentes e o novo “nave-mãe terrestre”. Zhou Hongyi, empresário conhecido na China, interagiu com o robô IRON, o que aumentou a visibilidade da marca. A XPeng também lançou o P7+ Max, com bateria 5C e recarga de 420 km em 10 minutos, por RMB 208.800.
Modelos de nova geração dominam os estandes das montadoras chinesas
A Li Auto revelou o L6 com novo hardware de direção autônoma. Também expôs o Mega Home, com radar otimizado e assentos rotativos inspirados em ônibus escolares. A Zeekr lançou o SUV 9X, que gerou aglomeração no estande. Já a Leapmotor estreou o modelo B01, com apelo voltado ao custo-benefício. Ambos os lançamentos reforçaram a presença das marcas no salão.
A Xiaomi atraiu longas filas com o SU7, mesmo após incidentes com seu sistema de direção autônoma. O CEO Lei Jun não compareceu, e o modelo YU7 ainda não foi exibido. Ainda assim, o estande permaneceu entre os mais movimentados. A marca distribuiu bonés personalizados aos primeiros 5.000 visitantes, reforçando o apelo de marketing da empresa.
HIMA disputa atenção com o lançamento do AITO M8
A marca HIMA, apoiada pela Huawei, estreou o AITO M8 por RMB 359.800. O SUV registrou mais de 44 mil pedidos confirmados. O modelo oferece recursos de alto nível e representa uma alternativa mais acessível ao AITO M9, que domina as vendas na faixa de RMB 500 mil. Já o AITO M7 e o M5 Ultra tiveram recepção mais fria, com poucas mudanças em relação às versões anteriores.
O MAEXTRO S800 e o STELATO S9 marcaram presença, mas atraíram menos público. A ausência de slogans promocionais e influenciadores digitais reduziu o engajamento em alguns estandes.
A divisão entre as “novas forças” (XPeng, Li Auto, NIO) e as “novíssimas forças” (Xiaomi, HIMA) ficou evidente. Enquanto as primeiras focam em lançamentos, as segundas concentram atenção com tráfego gerado por marketing digital.
Fonte: 36kr.com
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