A sonda Tianwen-2, da China, destinada à exploração de asteroides, chegou ao Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste do país. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Administração Espacial Nacional da China.
O lançamento da Tianwen-2 está previsto para o primeiro semestre de 2025. A missão tem como objetivo coletar amostras do asteroide próximo à Terra 2016 HO3 e explorar o cometa 311P. Segundo a agência espacial, as instalações no centro de lançamento estão em boas condições, e os preparativos seguem conforme o planejado.
O asteroide 2016 HO3, que mantém uma órbita estável próxima à Terra, é conhecido como um “quase-satélite” do planeta. Ele contém materiais primitivos do início do sistema solar, sendo considerado um “fóssil vivo” valioso para estudos sobre a formação e evolução do sistema solar.
Já o cometa 311P orbita no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, apresentando características tanto de cometa quanto de asteroide. Sua análise pode fornecer novos insights sobre a composição, estrutura e evolução desses pequenos corpos celestes, preenchendo lacunas no conhecimento sobre o sistema solar.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo