Empreendedorismo

China lança plano para acelerar transformação digital de pequenas e médias empresas até 2027

Transformação digital empresas
Fonte da imagem: Mu Yu/ Xinhua

Quatro departamentos do governo chinês, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização, anunciaram, em 13 de novembro, o “Plano de Ação Especial para a Transformação Digital das Pequenas e Médias Empresas (2025-2027)”. O documento propõe uma abordagem estratégica e sistemática para promover a digitalização dessas empresas em todo o país.

O plano busca integrar a transformação digital com a modernização de equipamentos, a implementação de projetos tecnológicos e a capacitação em inteligência artificial. Também visa maximizar o uso de elementos de dados para aumentar a qualidade e eficiência dos serviços, além de lançar ações especiais de capacitação digital para as pequenas e médias empresas.

Metas até 2027

  • Cidades piloto: o plano prevê resultados concretos em “cem cidades” piloto, onde pequenas e médias empresas especializadas, refinadas, diferenciadas e inovadoras concluirão sua transformação digital.
  • Níveis digitais: pequenas e médias empresas piloto em nível provincial devem alcançar o nível digital dois ou superior, enquanto as operações-chave dessas empresas no setor industrial devem atingir uma taxa de digitalização de 75%.
  • Adoção da nuvem: a taxa de pequenas e médias empresas que utilizam soluções baseadas na nuvem deve exceder 40%.
  • Ecossistema digital: será estabelecido um ecossistema que combina a colaboração entre departamentos ministeriais e provinciais, integração entre empresas de diferentes portes, adequação da oferta e demanda em cenários estratégicos e suporte robusto de serviços públicos.

O plano também busca criar modelos replicáveis de transformação digital, promovendo o desenvolvimento especializado, refinado e inovador das pequenas e médias empresas.

Fonte: news.cn