Economia

Câmara de Comércio da China responde a resultado de investigação anti-subsídio da União Europeia

Investigação China
Fonte da imagem: Ji Chunpeng/ Xinhua

Em resposta aos resultados finais da investigação anti-subsídios da Comissão Europeia sobre veículos elétricos chineses, a China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electrical Products (CCCME) emitiu uma declaração em 30 de outubro, expressando decepção em nome da indústria automotiva chinesa. Como parte da defesa da indústria, a CCCME afirmou que continuará a liderar as empresas na negociação de compromissos de preço e utilizará todos os meios legais para proteger os direitos e interesses legítimos da indústria e das empresas de veículos elétricos chinesas.

A declaração destaca que a Comissão Europeia não corrigiu várias conclusões errôneas anteriores no anúncio do veredito final. Segundo a CCCME, além da falta de transparência no processo, a Comissão não resolveu os problemas de representatividade subjacente decorrentes da amostragem, que divergia das regras e práticas anteriores, nem realizou uma análise objetiva dos indicadores de dano à indústria da UE. A CCCME considera as conclusões injustas, irracionais e não objetivas, e que violam gravemente as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e as normas anti-subsídios da UE.

Desde o início da investigação, a CCCME foi autorizada por 12 empresas chinesas de veículos elétricos, incluindo três empresas amostradas, para participar do procedimento de investigação de dano como parte interessada. A CCCME informou que cooperou ativamente com a Comissão Europeia, apresentando sete opiniões de defesa da indústria e liderando as três empresas amostradas em duas visitas à Europa para participar de audiências e realizar coletivas de imprensa, expressando a posição e as preocupações chinesas e destacando as práticas irregulares na investigação da UE. A CCCME também manteve comunicações e diálogos diretos com associações da indústria automotiva, apelando por uma maior cooperação e resultados mutuamente benéficos.

Após a divulgação da decisão inicial, a parte chinesa realizou várias rodadas de consultas técnicas com a parte europeia, abordando objetiva e justamente várias questões relacionadas à identificação de subsídios, análise de dano e relação causal.

Após a divulgação do veredito final, a CCCME, autorizada pelas 12 empresas de veículos elétricos, apresentou um plano de compromisso de preço à Comissão Europeia em 24 de agosto. Durante os 20 dias seguintes, a partir de 20 de setembro, as equipes técnicas da China e da Europa realizaram oito rodadas de consultas intensivas em Bruxelas, fazendo um esforço árduo e alcançando progressos significativos. No entanto, a parte europeia não respondeu positivamente às preocupações centrais da indústria sino-europeia, e ainda existem divergências significativas entre as duas partes.

Atualmente, as equipes técnicas da China e da Europa estão em uma nova fase de consultas. A CCCME espera que a parte europeia demonstre a maior sinceridade nas consultas e, seguindo o princípio de “pragmatismo e equilíbrio”, alcance rapidamente uma solução equilibrada aceitável para ambas as partes.

Fonte: news.cn

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