Tecnologia

Boom de IA na China impulsiona novas aplicações tecnológicas

IA na China
Fonte da imagem: Xinhua

“Estou com sede”, disse um visitante a um robô humanoide de 1,7 metro de altura e 65 quilos na 7ª Exposição Mundial de Voz, em Hefei, província de Anhui, leste da China. Sem hesitar, o robô humanoide identificou a garrafa de café entre outros dois objetos na mesa e a entregou ao visitante.

“Equipado com um modelo de linguagem de grande escala, nosso robô humanoide de segunda geração é mais inteligente e capaz de realizar tarefas delicadas, como servir café”, explicou Ji Chao, cientista-chefe de robótica da empresa de inteligência artificial iFLYTEK.

A plataforma de robótica “supercérebro” da iFLYTEK já beneficiou 450 empresas e 15.000 desenvolvedores em toda a China, disponibilizando o modelo de linguagem da empresa, segundo Ji.

A 7ª Exposição Mundial de Voz, que ocorre de quinta a domingo, apresenta mais de 200 produtos de Inteligência Artificial (IA), incluindo robôs humanoides, sistemas de interação homem-máquina e modelos de linguagem de última geração. O evento destaca o rápido avanço da IA e o crescimento de suas aplicações em diversos cenários.

A Unitree, uma startup de robótica de Hangzhou, exibiu seu robô humanoide Unitree H1, que pode se mover a 3,3 metros por segundo. “Vendemos mais de 100 unidades deste robô, ao preço de 90 mil dólares cada, demonstrando o enorme potencial para a comercialização completa dos robôs humanoides”, disse Li Jun, chefe de serviços técnicos da Unitree.

Na China, a IA se tornou um motor fundamental para o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade. O relatório de trabalho do governo deste ano apresentou a iniciativa “AI Plus”, uma estratégia para impulsionar a economia digital e liderar a modernização dos setores industriais.

Na exposição, um sistema automático de teste de interação por voz para veículos de nova energia (NEVs) foi destaque e atraiu grande interesse. Dentro de um NEV, um robô interage com o veículo como um passageiro humano, enquanto uma plataforma externa monitora em tempo real a precisão e estabilidade da interação, compilando todos os dados em um relatório detalhado.

“A interação por voz é a função central do cockpit inteligente dos NEVs. Anteriormente, o teste exigia semanas durante o período de P&D”, disse Wu Jiangzhao, gerente-geral do Centro Nacional de Inovação em Voz Inteligente. “Com este sistema automático, o tempo de teste foi reduzido para apenas dois a três dias, acelerando as atualizações inteligentes no setor automotivo.”

“A IA está transformando a indústria automotiva”, afirmou Yin Tongyue, presidente da montadora chinesa Chery. De veículos que “falam” a carros que traduzem idiomas para o mercado externo e, agora, cockpits inteligentes e humanizados, a Chery está aproveitando o boom da IA.

Uma variedade de itens do dia a dia, como refrigeradores inteligentes, óculos com IA e copos inteligentes, agora incorpora modelos de linguagem, proporcionando novas experiências aos usuários.

A MiMouse, empresa de alta tecnologia em Anhui, exibiu seu popular mouse inteligente e um novo teclado inteligente alimentado por modelos de linguagem. Integrado com diversos modelos, o teclado é capaz de gerar textos, criar apresentações de PowerPoint, desenhar imagens e traduzir instantaneamente com apenas alguns toques.

“O teclado e o mouse inteligentes ajudam a reduzir tarefas repetitivas para profissionais de escritório”, comentou Feng Haihong, gerente-geral da MiMouse, acrescentando que cerca de 10 mil unidades do mouse inteligente foram vendidas em menos de um mês.

Com o avanço da IA, a China agora abriga mais de 4.500 empresas de inteligência artificial, e o núcleo da indústria de IA do país alcançou um valor de 578 bilhões de yuans (US$ 81,3 bilhões) em 2023, um crescimento de 13,9% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais.

No futuro, a IA irá transformar padrões industriais, competitivos e de pesquisa científica, impactando diversos setores e, mais importante, atendendo aos desejos das pessoas por uma vida melhor, afirmou Liu Qingfeng, presidente da iFLYTEK, durante o evento.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global