As gigantes da tecnologia Huawei Technologies, Alibaba Group e a empresa de telecomunicações ZTE Corp. estiveram entre as mais de 300 empresas chinesas que exibiram suas últimas inovações em inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), além de tecnologias de dados e nuvem na GITEX Global, a maior feira de tecnologia de Dubai.
Países do Oriente Médio têm valorizado o investimento de empresas chinesas na região, enquanto fundos de investimento locais demonstram maior interesse em apostar no mercado chinês. “Os fundos do Oriente Médio estão cada vez mais voltados para a China”, afirmou Xie Zichen, CEO da startup chinesa Renwu Technology, durante o evento.
Veículos elétricos no radar do Oriente Médio
Entre os setores emergentes que mais atraem capital da região estão os veículos elétricos. Um exemplo disso é a CYVN Holdings, empresa apoiada pelo governo de Abu Dhabi, que investiu mais de 24 bilhões de yuans (US$ 3,3 bilhões) na montadora chinesa Nio no ano passado. O crescente interesse no setor automotivo faz parte de uma mudança mais ampla nas alocações de ativos dos investidores do Oriente Médio, que tradicionalmente direcionavam seus recursos para mercados europeus e americanos.
Nos últimos dois anos, no entanto, países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos têm intensificado suas relações econômicas e comerciais com a China. “Os investidores do Oriente Médio exigem que as empresas chinesas tenham estratégias de longo prazo, além de capacidade local para pesquisa, desenvolvimento e produção”, destacou Xie. No setor automotivo, isso significa que as empresas precisam estabelecer fábricas próprias e produzir seus próprios veículos sob marca própria, uma expectativa crescente na região.
Crescimento das vendas de automóveis chineses
As vendas de marcas de automóveis chinesas no Oriente Médio estão projetadas para alcançar entre 500 mil e 600 mil veículos em 2024, segundo estimativas de Xie. O executivo também destacou que a região tem uma demanda crescente pelos três pilares do futuro automotivo: inteligência, conectividade e eletrificação. Esses fatores devem movimentar bilhões de dólares nos próximos anos, consolidando o Oriente Médio como um mercado-chave para a expansão das marcas chinesas. “Este é um mercado de grande potencial para empresas como a nossa”, afirmou Xie.
Um mercado promissor
O potencial econômico da região é significativo. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos seis países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) é alto, abrangendo uma população de 50 a 60 milhões de pessoas. Além disso, a influência da região se estende para a Europa Central e o Norte da África, criando um mercado potencial de mais de 100 milhões de consumidores. Segundo Xie, cidades como Dubai e Abu Dhabi possuem níveis de desenvolvimento e governança urbana comparáveis a centros globais como Londres, Nova York e Cingapura.
Parcerias para o futuro
Durante a GITEX, o Centro Nacional de Inovação da China e a Fundação Dubai para o Futuro deram um passo importante ao assinar um memorando de entendimento no SuperBridge Summit, parte dos eventos da feira. A parceria visa explorar novos modelos de cooperação e investimento entre as duas nações. “Esse acordo marca o primeiro passo para uma colaboração mais profunda”, disse Xiao Ling, gerente geral do departamento de cooperação e educação do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial de Jiangsu, destacando o potencial de longo prazo da aliança sino-árabe em setores de alta tecnologia.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global