Economia

Shanghai Electric atinge limite de alta com plano de adquirir joint venture de robótica

Shanghai Electric
Fonte da imagem: Shanghai Electric/ Divulgação

As ações da Shanghai Electric Group dispararam nesta segunda-feira (21), atingindo o limite de alta imposto pela bolsa, após a gigante estatal chinesa de equipamentos elétricos anunciar a compra de 50% da Shanghai Fanuc, uma joint venture com a empresa japonesa de robótica Fanuc, por 3,08 bilhões de yuans (US$ 433 milhões). O objetivo da aquisição é ampliar a atuação no setor de automação industrial.

As ações da Shanghai Electric [SHA:601727] fecharam em alta de 10%, cotadas a 4,97 yuans (US$0,70).

A Shanghai Fanuc, criada em 1997 como uma joint venture entre a Shanghai Electric Group Corporation e a Fanuc, se tornará uma subsidiária integral da Shanghai Electric após a conclusão da transação. A fábrica em Xangai é especializada na produção de robôs industriais, máquinas inteligentes e sistemas de produção automatizados, voltados principalmente para o setor manufatureiro. A Fanuc é uma das quatro maiores fabricantes de robôs industriais do mundo, ao lado de ABB, Kuka e Yaskawa.

Com a aquisição, a Shanghai Electric pretende oferecer soluções de automação para indústrias emergentes como baterias de lítio, células solares e aviação, aumentando sua competitividade e capacidade de produção automatizada.

Além disso, a empresa planeja utilizar a expertise da Shanghai Fanuc para expandir sua atuação nos setores de eletrônicos de consumo e 3C (computadores, comunicações e eletrônicos), atraindo novos clientes.

Após a transação, a empresa também irá investir no desenvolvimento de robôs especiais e produtos de robótica inteligente, com o objetivo de produzir uma nova geração de robôs e ampliar sua presença em diversos setores industriais.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global