Empreendedorismo

Cidades pequenas da China atraem grandes redes de hotéis

Hotéis China
Fonte da imagem: Jiang Han/ Xinhua

As cidades pequenas da China têm recebido um número cada vez maior de turistas. Durante o feriado prolongado do Dia Nacional da China, em 1º de outubro, muitos hotéis em cidades pequenas tiveram alta ocupação. Observando essa tendência, hotéis internacionais e nacionais de média e alta já aumentaram a distribuição nas cidades pequenas, promovendo a remodelação do cenário competitivo da indústria.

Desde o início deste ano, muitos turistas escolheram cidades pequenas como destinos de férias e viagens, o que levou diretamente ao aumento do número de reservas de hotéis em cidades pequenas.

Os dados da Tongcheng Travel também mostraram que, durante as férias do Dia Nacional deste ano, o crescimento da reserva de hotéis nas cidades pequenas mais populares nacionais superou o mercado geral. Entre elas, existem quase 100 municípios e cidades de nível distrital com um aumento do volume de reservas superior a 50% em comparação ao ano anterior.

Segundo a plataforma Meituan, na primeira semana de setembro, as cidades pequenas onde os jovens abaixo de 30 anos mais gostam de ir para hotéis de cinco estrelas incluem: Changli, Qinhuangdao, Hebei, Huidong, Huizhou, Guangdong, Chun’an, Hangzhou, Zhejiang, Changxing, Huzhou, Zhejiang, Lingshui, Hainan, Wuyuan, Shangrao, Jiangxi. Os dados do Qunar mostraram que, durante o período do Dia Nacional, os hotéis de alto padrão nas cidades pequenas foram particularmente populares, com um aumento de 50% no volume de reservas em comparação ao ano anterior.

Cai Muzi, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Big Data do Qunar, analisou que a maioria desses destinos em cidades pequenas está próxima de belos pontos de turismo de outono, e as cidades de primeiro e segundo nível são as principais fontes de visitantes. A demanda dos turistas por hotéis com condições relativamente melhores aumentou significativamente, impulsionando o volume de reservas de hotéis de alto padrão nas cidades pequenas.

Redes de hotéis de médio e alto padrão expandem para cidades pequenas

Nos últimos anos, diversas marcas de hotéis da rede H World abriram suas primeiras lojas nas cidades pequenas. Jin Hui, CEO do H World Group, informou que, até o final do segundo trimestre deste ano, a proporção dos hotéis em operação da H World nas cidades de terceiro nível e abaixo era de 41%, um aumento de 2 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de hotéis a serem inaugurados nas cidades de terceiro nível e abaixo também teve um crescimento de dois dígitos em comparação ao mesmo período do ano passado. “Temos como objetivo ter H World em todas as cidades, e esperamos conseguir isso até 2030.” Disse Jin Hui.

A rede chinesa Jinjiang Hotel já abriu mais de 2.800 hotéis nas cidades de terceiro nível e abaixo, e está distribuindo suas principais marcas de médio porte nas áreas centrais das cidades. No início deste ano, a Marriott divulgou a lista de hotéis em construção na China para 2024, com 30% dos novos hotéis a serem abertos nas cidades de terceiro nível e abaixo, incluindo Nanxun, Huzhou, Zhejiang e Jingxian, Xuancheng, Anhui, que também estão expandindo seu território. O setor relevante de Yixian, Anhui, assinou contratos com os hotéis Indigo e Kimpton da InterContinental Hotels Group este ano, que também é a primeira vez que as duas marcas de hotéis entram no mercado de Anhui.

Muitos profissionais do setor analisaram que as demandas de consumo das pessoas estão aumentando rapidamente, mas em um grande número de mercados de pequenas cidades e vilarejos, as opções de acomodação de qualidade ainda são poucas, especialmente com o desenvolvimento da indústria cultural e turística que leva ao aumento da popularidade de alguns mercados de cidades pequenas, o que atrai as marcas e empresas de cadeias a ativamente distribuir e aproveitar as oportunidades de negócios.

“Do ponto de vista da demanda do mercado, com o desenvolvimento da economia da China e o aumento do nível de renda dos residentes, as reivindicações dos consumidores em relação à qualidade dos hotéis, experiência de consumo e outros aspectos continuam a aumentar.” O “Relatório de Desenvolvimento de Grupos e Marcas de Hotéis da China 2024” publicado pela Associação de Hotéis da China também afirma que os hotéis econômicos ainda são uma parte importante do mercado de hotéis de cadeia da China, e na próxima fase, a alta qualidade e sustentabilidade dos produtos de hotéis econômicos será uma tendência importante.

O “Relatório de Desenvolvimento da Indústria Hoteleira da China 2024” mostra que até o final de 2023, a taxa de cadeia de hotéis na China aumentou de 38,75% em 2022 para 40,95%. O responsável relevante da Associação de Hotéis da China disse que a cadeia e a marca são as tendências do desenvolvimento da indústria hoteleira da China. Em comparação com os países desenvolvidos, onde a taxa de cadeia de hotéis pode atingir mais de 60%, ainda há muito espaço para a marcação de hotéis na China. E isso é ainda mais verdadeiro no mercado de pequenas cidades e vilarejos, onde o nível de cadeia é significativamente inferior às cidades de primeiro e segundo nível.

Fonte: xinhuanet.com