Destaques da Semana

Construção naval da China tem mais de 70% das encomendas mundiais de navios verdes no 3º trimestre

Encomendas navios verdes
Fonte da imagem: Zhu Zheng/ Xinhua

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou nesta quinta-feira, 10, dados da indústria de construção naval da China no terceiro trimestre de 2024. O país recebeu mais de 70% das encomendas mundiais de navios verdes e atingiu a cobertura total dos principais tipos de navios. Uso de energia limpa, alto valor agregado e tecnologia exclusiva se tornaram os novos destaques do setor de construção naval da China no terceiro trimestre deste ano.

De janeiro a setembro de 2024, a quantidade de navios construídos na China atingiu 36,34 milhões de toneladas de porte bruto, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado; a quantidade de novas encomendas atingiu 87,11 milhões de toneladas de porte bruto, um aumento de 51,9% em relação ao ano passado.

Até o final de setembro, a quantidade de encomendas em mãos atingiu 193,3 milhões de toneladas de porte bruto, um aumento de 44,3% em relação ao ano passado. De janeiro a setembro, os três principais indicadores da construção naval da China, em termos de toneladas de porte bruto, representaram respectivamente 55,1%, 74,7% e 61,4% do total mundial.

Os dados mais recentes também mostram que entre os 18 principais tipos de navios do mundo, a China ocupa o primeiro lugar em 14 tipos de navios em termos de novas encomendas, e todos os estaleiros navais concluíram com antecedência os indicadores de negócios deste ano, e a demanda do mercado cresceu rapidamente.

Fonte: news.cctv.com