De acordo com um relatório publicado pela Clarkson Research, uma agência britânica de análise dinâmica da construção naval e marítima, em agosto, 106 novos pedidos de navios foram feitos globalmente, com uma tonelagem bruta corrigida (CGT) de 3,87 milhões de toneladas. Entre eles, a China obteve 90% dos pedidos globais com 95 navios (3,47 milhões de CGT).
De janeiro a julho, o número acumulado de exportações de navios da China atingiu 3.470 unidades, um aumento de 28,3% em relação ao mesmo período de 2023, e o valor atingiu RMB 173,6 bilhões, um aumento de 84,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
No primeiro semestre, os três principais indicadores da indústria naval chinesa (quantidade de navios construídos, novos pedidos recebidos e pedidos em mãos) cresceram 18,4%, 43,9% e 38,6%, respectivamente.
No segundo trimestre, o índice de prosperidade da indústria naval chinesa subiu para 144 pontos, entrando em um período de alta prosperidade. Pela primeira vez desde 2012, o índice ultrapassou 140 pontos.
Os três principais indicadores da indústria naval chinesa ocuparam o primeiro lugar mundial por 14 anos consecutivos, e sete empresas entraram nas 10 primeiras na lista de novos pedidos recebidos no ano passado.
Em 8 de agosto, o maior navio de transporte de veículos do mundo, “Höegh Borealis”, foi entregue em Nantong, Jiangsu, e além de ser de grande porte, também é o navio de transporte de veículos mais ecológico do mundo atualmente. O “New Pearl 39”, lançado em 9 de setembro em Nansha, Guangzhou, foi construído com materiais de fibra de carbono produzidos na China, quebrando o monopólio tecnológico estrangeiro.
A partir dos pedidos das empresas navais, a proporção de navios de alta tecnologia e alto valor agregado, como navios de transporte de veículos, navios porta-contêineres e navios LNG (navios de transporte de gás natural liquefeito), aumentou gradualmente, e a fatia internacional de pedidos de navios de energia verde recebidos no primeiro semestre atingiu 71,7%.
Os resultados da China State Shipbuilding Corporation mostram que, no primeiro semestre, a proporção de navios de energia verde em novos pedidos excedeu 50% e a proporção de navios de média e alta tecnologia excedeu 70%. As três empresas navais do grupo, Jiangnan Shipyard, Hudong Shipbuilding e Xangai Waigaoqiao Shipbuilding, concluíram e entregaram 38 navios e receberam 65 pedidos, com a proporção de navios de média e alta tecnologia atingindo mais de 90%.
Indústria naval chinesa acelera exploração do mercado de alta tecnologia
O navio LNG pode transportar gás natural liquefeito a temperaturas de até -163 graus Celsius e é um dos tipos de navios mais difíceis de serem construídos no mundo, conhecido como a “joia da coroa” da indústria naval.
Em 9 de setembro, a Hudong-Zhonghua, uma subsidiária do China State Shipbuilding Corporation, assinou um novo contrato com a Qatar Energy – 6 navios LNG superdimensionados de 271.000 metros cúbicos, os maiores do mundo. Até agora, a Qatar Energy já encomendou 36 navios LNG à Hudong-Zhonghua, e em termos de capacidade de carga, os pedidos de navios LNG da Hudong-Zhonghua subiram para o primeiro lugar entre todos os estaleiros do mundo.
Atualmente, a China formou uma aglomeração de empresas de construção naval de transporte de LNG de grande porte, liderado por Hudong-Zhonghua, Dalian Shipbuilding Industry, Jiangnan Shipyard, China Merchants Heavy Industry (Jiangsu) e Jiangsu Yangzijiang Shipbuilding Group.
Fonte: gxt.fujian.gov.cn