Economia

Participação global da moeda chinesa: pagamentos atinge recorde histórico

Participação moeda chinesa
Fonte da imagem: Xinhua

Na liquidação de comércio transfronteiriço, a participação da moeda chinesa, o renminbi (RMB), tem aumentado gradualmente.

Dados da Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras (SWIFT) mostram que, em julho deste ano, a participação da moeda chinesa renminbi nas moedas de pagamento globais atingiu 4,74%, o nível mais alto já registrado.

Um relatório de pesquisa global do Standard Chartered também revelou que, em julho, o Índice Global do Renminbi do Standard Chartered manteve uma tendência de alta pelo quinto mês consecutivo, com um aumento de 17% desde o início do ano.

Com um número crescente de empresas utilizando o renminbi na liquidação de comércio transfronteiriço, o papel dos serviços de RMB transfronteiriço na economia real tem se fortalecido continuamente. Em março deste ano, a empresa de eletrodomésticos Gei Mei, de Yiwu, completou seu primeiro pedido de comércio exterior com liquidação direta em moeda através do mercado de Dubai. O pagamento do comprador no exterior não precisou ser convertido em dólares americanos por meio de bancos estrangeiros, nem ser liquidado para RMB em Hong Kong para depois ser transferido para uma conta bancária na China. Em vez disso, foi realizada uma liquidação transfronteiriça em renminbi diretamente através da colaboração entre uma instituição de pagamento de terceiros e uma filial de um banco chinês no exterior.

Segundo o responsável pela empresa, Cai Zhenghao, isso não apenas aumentou a eficiência do pagamento, mas também evitou riscos de câmbio e reduziu os custos de taxas.

O economista-chefe da DBS Bank na China, Ji Mo, afirmou que, nos últimos anos, a volatilidade do renminbi tem sido menor do que a das principais moedas globais, e a proporção de seu uso na liquidação de comércio tem aumentado anualmente, com os cenários de uso se expandindo gradualmente.

Além disso, o Banco Popular da China introduziu sucessivamente políticas de apoio ao renminbi transfronteiriço, como a estabilização de investimentos e comércio estrangeiros, comércio offshore de nova geração e novos modelos de negócios de comércio exterior, promovendo um aumento contínuo na proporção de liquidações em renminbi no comércio de mercadorias.

Dados do Banco Popular da China mostram que, de janeiro a julho deste ano, a proporção de liquidações em renminbi em todas as transações de comércio transfronteiriço de mercadorias da China foi de 27%, um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao total de 2023.

“Na primeira metade deste ano, os negócios de liquidação transfronteiriça em renminbi do HSBC China cresceram significativamente em relação ao ano anterior, com muitas empresas conhecidas de veículos de passageiros e veículos de engenharia participando”, disse Zeng Su, diretor-geral do departamento de soluções de pagamento global do HSBC (China).

Ele destacou que, como um motor importante para o crescimento do comércio exterior da China, o comércio eletrônico transfronteiriço tende a usar RMB nas liquidações devido à preocupação com os riscos de câmbio.

Além da liquidação de comércio transfronteiriço, o RMB também está se tornando cada vez mais ativo em atividades de investimento e financiamento transfronteiriços, com destaque para os títulos.

Informações do Banco Popular da China indicam que, até o final de julho, o saldo de títulos em renminbi detidos por instituições estrangeiras alcançou RMB 4,5 trilhões, um aumento de 37% em relação ao ano anterior.

“Nos últimos anos, as instituições estrangeiras têm se mostrado ativas no mercado de títulos interbancários da China, com um aumento significativo no volume de transações”, disse Zhou Han, responsável pela subscrição de títulos do departamento de mercados financeiros globais do DBS Bank na China. Medidas de interconexão, como “Bond Connect” e “Swap Connect”, aumentaram a confiança dos investidores estrangeiros em manter ativos em RMB, como títulos.

No que diz respeito ao financiamento, devido à queda das taxas de juros do RMB, mais entidades econômicas estão utilizando RMB para financiar, resultando em um aumento significativo no saldo de títulos Panda Bond e Dim Sum Bond. Dados do Banco de Compensações Internacionais (BIS) mostram que, até o final de março, o estoque de títulos de dívida internacional em RMB era de US$ 219,5 bilhões, um aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2022. Dados da SWIFT também indicam que, em julho, a participação do RMB no financiamento do comércio global atingiu 6%, e supera o euro por dois meses consecutivos, subindo para a segunda posição.

Atualmente, o mercado offshore de RMB está se desenvolvendo de forma estável, e a “rede de amigos” da moeda chinesa RMB continua a se expandir. Atualmente, o Banco Popular da China autorizou 33 instituições de liquidação em RMB em 31 países e regiões e assinou 29 acordos de troca de moeda bilateral válidos.

O relatório de execução da política monetária da China para o segundo trimestre de 2024, publicado pelo Banco Popular da China, revelou que, até o final de junho, sob os acordos de troca de moeda bilateral assinados com autoridades monetárias estrangeiras, as autoridades monetárias no exterior utilizaram um saldo de RMB 104,5 bilhões, enquanto o Banco Popular da China utilizou o equivalente a US$ 481 milhões em moeda estrangeira, desempenhando um papel positivo na promoção do comércio e investimento bilateral.

Fonte: news.cn