Economia

Economia da China tem tendência de desenvolvimento estável e positivo, diz porta-voz chinês

Desenvolvimento estável China
Fonte da imagem: Xiao Yijiu/ Xinhua

O porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas da China, Liu Aihua, afirmou em uma coletiva de imprensa que as condições favoráveis ao desenvolvimento econômico da China ainda superam os fatores desfavoráveis, e a tendência de desenvolvimento estável e positiva não mudará. Em uma coletiva de imprensa em 15 de agosto, Liu Aihua apresentou dados dos principais indicadores de julho, mostrando que a operação econômica se manteve geral e estável, com um progresso contínuo.

No entanto, o porta-voz chinês também alertou que a operação econômica enfrenta novas dificuldades e desafios, com um ambiente externo cada vez mais caótico e de crescente incerteza. A demanda interna é relativamente insuficiente, a transição entre novas e velhas forças motrizes apresenta dificuldades, e há uma divergência no desenvolvimento entre diferentes setores. Além disso, fatores de curto prazo, como altas temperaturas, chuvas intensas e inundações, também causaram perturbações na operação econômica da China recentemente.

Do lado da produção, novas forças motrizes estão se tornando cada vez mais o novo motor de crescimento econômico. Desde o início do ano, a transformação e atualização das indústrias tradicionais avançaram de forma constante, com indústrias emergentes como manufatura de alta tecnologia, economia digital e energias renováveis se desenvolvendo rapidamente. A modernização, a inteligência e a sustentabilidade da indústria estão progredindo de forma sólida, e novas forças produtivas estão se formando rapidamente, proporcionando novos impulsos e vantagens para o desenvolvimento econômico, além de expandir o espaço de desenvolvimento.

De janeiro a julho, a proporção do valor agregado da indústria de manufatura de alta tecnologia e da indústria de equipamentos aumentou em 0,6 e 0,9 pontos percentuais, respectivamente. Produtos inteligentes e verdes, como dispositivos de realidade virtual e veículos elétricos, mantiveram um crescimento de dois dígitos. A melhoria da competitividade dos produtos também impulsionou o aumento da qualidade das exportações; nos primeiros sete meses, a proporção das exportações de produtos eletromecânicos alcançou 59%, um aumento de 0,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, com produtos como equipamentos de processamento automático de dados, circuitos integrados e embarcações apresentando crescimento acelerado. Novos pontos de crescimento econômico estão se formando gradualmente, o que é benéfico para aumentar a dinâmica de crescimento econômico da China.

Do lado da demanda, o potencial do mercado e a eficácia das políticas devem continuar a impulsionar a recuperação da demanda interna. Recentemente, várias regiões e departamentos têm intensificado esforços para promover a melhoria e atualização do consumo, otimizando continuamente a oferta de consumo em torno de novos produtos nacionais e características regionais.

O turismo familiar, de eventos, de competições e o cinematográfico estão se desenvolvendo rapidamente, tornando-se destaques no crescimento do consumo. As recentes diretrizes sobre “Promoção do Desenvolvimento de Alto Nível do Consumo de Serviços” e “Medidas para Apoiar a Atualização e Renovação em Grande Escala de Equipamentos e a Troca de Produtos de Consumo” serão implementadas gradualmente. Com a chegada de feriados como o Festival do Meio Outono, o Dia Nacional e o Dia de Ano Novo, o potencial do mercado de consumo interno deve ser ainda mais liberado.

Em termos de investimento, os projetos de construção “duas novas” estão acelerando, com investimentos em áreas de deficiência, setores fracos e novos campos mostrando um bom crescimento. De janeiro a julho, o investimento em indústrias de alta tecnologia cresceu 10,4%, o investimento em gestão de recursos hídricos aumentou 28,9% e o investimento em produção e fornecimento de eletricidade, geração de calor para aquecimento, gás e água cresceu 23,8%. À medida que os projetos continuam a avançar, o volume de investimento deve continuar a se expandir.

Do ponto de vista das políticas, a intensidade das políticas macroeconômicas está aumentando continuamente, e seus efeitos estão sendo liberados. A terceira plenária do 20º Congresso do Partido Comunista da China implementou uma série de reformas significativas que ajudam a resolver barreiras profundas do sistema e contradições estruturais, estimulando a proatividade e a criatividade dos agentes econômicos, além de consolidar o consenso social, aumentar a confiança do mercado e estimular a dinâmica interna.

Segundo Liu Aihua, a consistência entre as políticas fiscais e monetárias está aumentando, o que ajudará a formar uma forte sinergia para impulsionar o crescimento econômico e fornecer condições favoráveis para consolidar a tendência de recuperação econômica.

Ele afirmou que, em geral, apesar dos muitos riscos e desafios, as condições favoráveis ao desenvolvimento econômico da China ainda predominam. Há fundamentos e condições para superar os problemas no desenvolvimento e na transformação, promovendo uma recuperação contínua e positiva da economia. Neste momento, segundo o porta-voz, o crucial é garantir a implementação das diretrizes da reunião do Politburo do Comitê Central e promover a efetiva execução das decisões e disposições, transformando o potencial de desenvolvimento em uma dinâmica de desenvolvimento de alta qualidade.

Fonte: yicai.com