Tecnologia

Empresa aeroespacial da China conclui teste em trens com velocidade de até 1.000 km/h

Trens China
Fonte da imagem: Han Xu/ Xinhua

A China é líder em trens de alta velocidade no mundo e tem construído mais tecnologias capazes de aumentar ainda a velocidade desses trens, como o sistema de transporte de levitação magnética de baixo vácuo e alta velocidade em túneis, que realizou com sucesso um série de testes em Yanggao, cidade de Datong, província de Shanxi. O projeto integra tecnologias aeroespaciais e de transporte ferroviário terrestre, com o objetivo de alcançar uma alta velocidade de “quase voo de avião” para trens, com velocidades de até 1.000 km/h.

O projeto construído em conjunto pela Corporação da Indústria e Ciência Aeroespacial da China (China Aerospace Science and Industry Corporation) e a província de Shanxi, completou com sucesso um teste de demonstração de integração de sistemas em ambiente de baixo vácuo, passando pela inspeção do Departamento de Ciência e Tecnologia de Shanxi. Isso indica que o projeto está pronto para a fase de aceitação.

O projeto do veículo de alta velocidade começou oficialmente em abril de 2022 no condado de Yanggao, cidade de Datong na província de Shanxi. No futuro, o veículo de alta velocidade pode ser usado para transporte entre megarregiões urbanas, permitindo viagens de Pequim a Xangai em aproximadamente uma hora e meia.

De acordo com informações, o teste foi realizado em um ambiente de baixo vácuo dentro de um tubo de dois quilômetros de comprimento, utilizando um veículo de super-navegação. Os resultados do teste mostraram que o veículo de alta velocidade navegou conforme a curva de controle predefinida, manteve uma suspensão estável e parou com segurança, com a velocidade máxima de navegação e a altura de suspensão dentro dos valores previstos. Todos os sistemas funcionaram normalmente, e a trajetória medida foi consistente com a curva teórica, indicando que o teste foi bem-sucedido.

Um responsável pelo projeto do veículo de alta velocidade explicou que o teste realizou uma navegação de suspensão supercondutora em todo o sistema do veículo de alta velocidade em ambiente de baixo vácuo, validando tecnologias críticas como a criação e manutenção de ambientes de vácuo de longa distância e grande escala, o controle de navegação supercondutora, e a coordenação entre sistemas e o desempenho do sistema completo em condições de baixo vácuo.

Fonte: news.cn